complexogel

O COMPLEXOGEL é um blog que integra o emocional, o mental, o intelectual e todas as formas do conhecimento, numa verdadeira salada de idéias

terça-feira, setembro 20, 2005

FACES DO AMOR

Todos nós queremos ser amados. Mas que é amor? Sugiro que há três faces do amor à medida que ele amadurece. Estas faces surgem, conforme a nossa carência, os nossos desejos e as nossas motivações.

O amor "se" pode exercer uma força tão esmagadora que alguns deixam de reconhecer seu engano. O alvo primário deste amor não é a outra pessoa, mas o eu. O amor "se" se interessa apenas em satisfazer suas próprias necessidades e desejos.

A face "porque" do amor opera num nível mais agradável do que a face "se". Esta face valoriza a outra pessoa. Ela diz: "Eu a amo porque você é sensual; porque você trás segurança à minha vida; porque você dirige um carro de classe" e assim pôr diante. Pôr alguma razão qualquer, o amor "porque" escolhe olhar uma segunda vez e avaliar o objeto de seu olhar. Oferece afagos positivos à pessoa amada.

Não obstante, a face "porque" tende a promover competição e insegurança. Os que são objetos do amor "porque" sentem que precisam provar continuamente que são dignos de amor. Receiam perder a qualidade que os tornam amados. Uma jovem é amada porque é bonita. Um jovem é amado porque é atlético e bonito. Em alguns casos, o receio de rejeição futura pode mesmo impedir de desfrutar a face "porque" do amor no presente.

A face “apesar de”, simplesmente ama. Diferente da face "se", esta face não é baseada em motivação egoísta. Nada espera em troca. Diferente da face "porque", não depende do aspeto atrativo da outra pessoa. Olha além das boas e más qualidades e fita a alma. É capaz de amar mesmo quando rejeitada. Vê o belo no feio. Descobre valor infinito num ser finito. Olha com amor a todos a seu redor.

Seria difícil imaginar um jovem propondo a sua namorada deste modo: "Benzinho, quero que você saiba que eu a amo apesar de seus dentes tortos. Eu a amo apesar de..." Não levariam muitos "apesar de" antes da relação chegar a um fim traumático. Poucos realmente querem ser amados "apesar de". Preferiríamos ser amados "pôr causa de".

Ter e dar amor "apesar de", significa que você pode permitir que o seu amor remodele sua vida sem a preocupação de que algum dia a pessoa amada o (a) abandone. Lança fora a insegurança e o medo de fracasso. Remove a ansiedade de rejeição. Significa que a gente não mais precisa competir ferozmente a fim de sentir-se amado. Não desacredita o outro a fim de aumentar sua própria credibilidade. Não barganha com a pessoa amada a fim de ganhar Seu amor. Reconhece que a pessoa amada já nos viu em nosso pior e ainda nos ama. Significa não estar sob tensão constante ou não exigir nossos direitos pôr causa de nossa insegurança. Significa que podemos começar a partilhar amor do tipo "apesar de" com a pessoa amada.

29 Comments:

  • At 3:12 PM, setembro 20, 2005, Blogger Leonoretta said…

    o amor... muito complicado. complexo é a palavra... a coisa mais importante na vida do homem mas a coisa que ele mais subestima.
    obrigado pela tua visita
    abraço da leonor

     
  • At 4:14 PM, setembro 20, 2005, Blogger Mônica said…

    belo texto....beijossss

     
  • At 4:26 PM, setembro 20, 2005, Blogger Adryka said…

    Amor, o que é um conjunto de ideias filosóficas, eu não acredito no amor, acredito num sentimento forte misturado com atração e desejo e por vezes pessoas com os mesmos gostos, mas não lhe chamaria amor .
    Beijokas amigo

     
  • At 4:37 PM, setembro 20, 2005, Anonymous Doidivanas said…

    Acredito que o amor não é um sentimento tão "fácil" de ser teorizado assim... :(

    Beijocas

     
  • At 7:38 PM, setembro 20, 2005, Blogger sonia said…

    Boa reflexão sobre algumas das faces do amor...
    beijinhos

     
  • At 12:23 AM, setembro 21, 2005, Anonymous Ostra said…

    O amor...sou apaixonada pelo amor...
    O amor altruista,universal,ao proximo,eh o mais dificil... e acho eu o verdadeiro...
    O resto e um carinho no ego...

    ai...sorry...eu e minhas pérolas...rs...Viajei!
    bjs

     
  • At 12:24 AM, setembro 21, 2005, Anonymous Karol said…

    Olá!
    Fiquei lisongeada com seu ultimo comentário. Estou curiosa: como vc chegou ao meu blog?
    Simplesmente adorei seu texto. Amar é isso mesmo: ver o feio bonito e apesar dos defeitos ainda sim continuar amando. E amar dói!
    Bjinhos, tenha uma linda 4a-feira =)

     
  • At 6:40 AM, setembro 21, 2005, Blogger Paula Raposo said…

    Amar é sempre a melhor coisa que acontece na vida...eu amo 'apesar de'...e aí dói muito, mas é muito bom!! Beijos, gosto muito deste teu texto a cruzar o oceano até mim.

     
  • At 9:37 AM, setembro 21, 2005, Blogger Visible Silence said…

    O amor é indiscritível... cada um sente-o de maneira diferente e para ser feliz tenta encontrar alguém que o sinta de forma idêntica.
    Mas o amor gera sempre inseguranças pois tu sabes o que sentes mas não podes ter a certeza do que a pessoa amada sente... cabe á outra parte com as suas acções dar a conhecer o seu amor.
    Não basta estar com a pessoa amada... temos que acarinhar, proteger,ter em conta o que para ela é importante, ter em conta os seus sentimentos,dizer que se ama, estar ao seu lado quando está fragilizada, abraçar e ter tempo... investir no amor com amor.
    Gostei muito dos teus textos... adorei esta visita além-mar... não deixes de aparecer pois eu vou voltar.
    Beijos

     
  • At 10:01 AM, setembro 21, 2005, Blogger Tatiana Valentina said…

    pq que o amor tem que ser tão complicado? pq acabas amando alguém sem ser correspondido? pq temos que sofrer ?

    ps : estas a ver que estou numa má fase :)

     
  • At 12:38 PM, setembro 21, 2005, Anonymous leila said…

    O amor, sempre ele provocando, fico triste apenas com equívocos, descréditos e idéias limitadas que o envolve tantas vezes. Volta sempre. Meu beijo.

     
  • At 12:45 PM, setembro 21, 2005, Blogger Betty Branco Martins said…

    O amor... o amor é algo maravilhoso! é a partilha total. E averdade é só uma; amar, apesar de...

    Beijinhos

     
  • At 1:44 PM, setembro 21, 2005, Anonymous 25MAX04 said…

    concordo contigo!

     
  • At 2:46 PM, setembro 21, 2005, Blogger Alma de Poeta said…

    Teu blog fala muito sobre amor. Isso denota em ti uma pessoa apaixonada.....é muito bom, porque todos precisamos dessa troca tão bonita que é amar e ser amado....beijinho grande

     
  • At 6:07 PM, setembro 21, 2005, Blogger Helena said…

    O amor é dar sem pedir em troca...

    gostei mt do texto

    bjs

     
  • At 6:15 PM, setembro 21, 2005, Blogger Sandra Feliciano said…

    Raramente me cruzo com um texto com o qual me identifique tanto em termos intelectuais e teóricos.

    Se me pedissem para categorizar e hierarquizar formas de amar, provavelmente teria escrito algo de muito semelhante. Chamas "apesar de" ao que eu chamo de "incondicional", mas dás a mesma definição.

    Pessoalmente, já passei por todas essas fases, já amei de todas essas formas. Neste momento, amo alguém "apesar de". Não é fácil. Mas também não é uma questão de escolha. Não se escolhe como se sente. Simplesmente sente-se...

    P.S.: Obrigada pelo rasto. Teria sido um grande desperdício, para mim, se não o tivesses deixado. Estou muito contente por ter encontrado o Complexogel.

     
  • At 10:03 PM, setembro 21, 2005, Anonymous Ostra said…

    Vc tem toda razão!
    bjs

     
  • At 11:20 PM, setembro 21, 2005, Blogger isa xana said…

    dos tres devo tar na face "apesar de" e ainda bem que tou!!!

    beijito

     
  • At 11:58 PM, setembro 21, 2005, Anonymous Flávia said…

    Terragel, venho aqui agradecer a sua visita e os comentários que deixou no meu blog.
    Quando comecei a ler seus textos fui me encantando, me fascinando com a maneira como você desenvolve os temas que aborda. Vejo que o amor é um tema constante, e de certa forma, eu também escrevo sobre ele, incansavelmente, pois além de crer nesse malvado, ainda acho que sem ele a vida perde totalmente o sentido.
    Descubro-me agora uma agente do amor "apesar de" e isso me ajuda a entender várias questões.
    Só posso dizer a você que adorei seus pontos de vista e que voltarei sempre, sempre!
    Flávia

     
  • At 5:35 AM, setembro 22, 2005, Blogger kikas said…

    Boa prespectiva do Amor, gostei muito de ler :-)
    Obrigada pela visita ao meu blog, volta sempre :-)
    beijocas
    kikas

     
  • At 8:27 AM, setembro 22, 2005, Anonymous mar said…

    O amor....... o eterno amor, aquio q nos leva ao inferno e ao paraiso...
    Gostei mt do teu cantinho e agradeço a visita q fizeste ao meu. Bjs

     
  • At 10:26 AM, setembro 22, 2005, Blogger Marta said…

    e pelos vistos segui o rasto para um cantinho q me fez sorrir. o amor é um dilema constante, possivelmente um misto dessas três fases porque eu amo se, porque e apesar de ;)
    bjs*volta smp ao meu cantinho

     
  • At 2:29 PM, setembro 22, 2005, Blogger Carolina @ said…

    O amor é complicado...
    Mas concordo plenamente com as 3 ideias que fazes do mesmo. Gosto de amar " apesar de.." mas geralmente sou amada "porque.." enfim: ADOREI* mais uma vez um grande obrigado por visitares sempre o meu blog** um grande Beijo!

     
  • At 3:29 PM, setembro 22, 2005, Blogger Prof. Teresa said…

    Obrigado pela visita.

    Vim retribuir e deixar registado :-)
    Foi bom voltar e ler esse belo texto. Adorei estas três perspectivas sobre o amor. Concordo com elas, sim sr.!

    Até sempre!

     
  • At 3:39 PM, setembro 22, 2005, Anonymous Jana said…

    Perfeito o texto!

    beijos

     
  • At 4:21 PM, setembro 22, 2005, Blogger Nilza said…

    Olá!!
    Rastreei e cheguei...rs
    Gostei de seu jeito. Cativante e sincero. Mas, como me encontrou?
    Vi realmente algo parecido, alguma semelhança entre nossas palavras.
    Beijos e boa sexta-feira

     
  • At 3:20 PM, setembro 23, 2005, Blogger marakoka said…

    gostei de ler...gosto da partilha.
    jocas

     
  • At 10:32 AM, setembro 24, 2005, Anonymous tuxa said…

    não sei mto bem como cheguei aqui mas cheguei...e ainda bem porque adorei...falar e viver o amor devia ser o tema de muitos blogs e não só.
    um abração e bom fim de semana

     
  • At 4:18 PM, outubro 04, 2005, Blogger Sandra Feliciano said…

    publiquei um texto no meu blog onde referi este e coloquei-lhe um link para cá. ;o)

     

Postar um comentário

<< Home