complexogel

O COMPLEXOGEL é um blog que integra o emocional, o mental, o intelectual e todas as formas do conhecimento, numa verdadeira salada de idéias

quinta-feira, setembro 08, 2005

O PROBLEMA SOMOS NÓS

Sou um brasileiro comum, que procura fazer a coisa certa e cumprir o seu dever como cidadão, que observa a grande safadeza da política atual nacional, que reza e torce para que este país dê certo e ocupe um lugar de destaque no cenário internacional, para a felicidade de todos nós brasileiros.
O ano de 2005 começou com grande euforia por parte do governo: crescimento, aumento da oferta de emprego, aumento das exportações, redução do endividamento externo, em relação ao PIB, etc.
Antes de continuar a festejar esses avanços, é preciso refletir os motivos desse crescimento.
A economia mundial creceu 5%, com forte expansão do comercio e liquidez internacional. Ora, parece que o crescimento do início desse ano veio a reboque, principalmente, de algo que não aconteceu aqui dentro.
Quando especialistas indicam a China e provavelmente o Brasil como países emergentes que terão maior destaque internacional, isso nos enche de orgulho e esperança, mas, ao mesmo tempo, coloca-nos uma “pulga atrás da orelha”: por que a palavra “provavelmente” para o Brasil?
Com certeza eles conhecem as nossas deficiências morais e sabem que não conseguimos mostrar ao resto do mundo a nossa capacidade de equacionar os inúmeros problemas existentes no país.
O Lula tem que entender que o nosso desenvolvimento social e econômico está dentro de nossa Naca e não no exterior.
Sr. Presidente, é preciso atacar as causas dos grandes e conhecidos problemas que permanecem em nosso meio: juros altos, legislação trabalhista antiquada, complexo e injusto sistema de tributos, sistema previdenciário falido, sistema judiciário incompetente e sistema político corrupto. O governo gasta mais do que arrecada, os deputados e senadores só aprovam leis de interesse do país em troca de benesses , propinas ou favores.
E nós o povo, enxergando tudo, desesperados, impotentes e sem saber o que fazer.
Na verdade, não sabemos exercer a democracia: não sabemos que somos o poder, não sabemos fazer valer nossos direitos, e não sabemos escolher os nossos governantes. Não temos união e nem o costume de cobrar dos vereadores, prefeitos, deputados, senadores e presidente, o cumprimento de suas funções como nossos representantes.
Pergunto a você que está lendo este artigo: o que você já fez para mudar está situação que afeta diretamente a sua vida? Provavelmente nada, não é? Então, o problema somos nós.
Esta é minha opinião, e a sua?

26 Comments:

  • At 9:08 PM, setembro 08, 2005, Blogger Angela Ursa said…

    Boa noite, terragel! Saber escolher os nossos governantes é uma coisa importantíssima. Mas, infelizmente, às vezes, a gente pensa que votou num governante bom e tem uma grande decepção, como ocorreu agora com o escândalo do mensalão. Abraços da Ursa!

     
  • At 10:23 PM, setembro 08, 2005, Anonymous Gorete said…

    ...magina, eu entendi. Só não sei, agora, se o comentário que deixou no meu blog "Eu bloggo" (http://fuleiragem.typepad.com) era para mim mesma ou para Solange. Vá lá... Hehe

     
  • At 2:36 AM, setembro 09, 2005, Anonymous FrOg said…

    Não queria ser injusto contigo, quando fez um grande artigo, destacando nossas principais deficiências e mostrando que a culpa é, em grande parte, de quem não sabe votar!
    Mas gostaria muito de saber se você reclamou seus direitos de cidadão, como reclamou aqui das pessoas que não sabem de todos esses nossos problemas.
    Aliás, num país onde não se sabe realmente em quem votar, quem espera ir pra frente deste jeito?
    Os governantes fazem uso de demagogia e populismo barato, e a grande massa, a massa que coloca esses corruptos e corruptores lá no alto da representação federativa, ignorante e cega do jeito que é, faz troca de votos por misérias... e depois chora... e chora.
    Por enquanto eu não fiz nada demais para gritar o meu direito de poder, além de criar um blog.
    Somos diminuídos pelos governantes, como se nós fossemos seus empregados, quando na verdade é o total contrário... mas o que se fazer, se a maioria se esconde?

    Aliás, como encontrou o meu blog?
    TéMais!

     
  • At 9:03 AM, setembro 09, 2005, Anonymous Anônimo said…

    PLANETAGEL, Vc está certo,nós não nos juntamos para nada, somente para jogar uma partida de futbol ou assistir a um jogo. Nestas horas se for preciso, até fazemos arruaças, brigamos pelo clube, nos expomos chamando a liga de corrupto e massacramos o juíz, fora disso viramos umas baratas tontas. ë isso aí. Estou de acordo contigo.
    Abraços

     
  • At 1:36 PM, setembro 09, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Obrigada pela visita, voltei pra retribuir e adorei seus textos. Concordo com vc, e acho que o mais difícil é começarmos a mudar, estamos tão perdidos que nem sabemos por onde, acreditamos em ilusões e depois o preço sai alto demais. Depois discutimos um monte sobre os assuntos e não fazemos nada pra mudar a situação. Acho que é uma questão cultural, que tem que mudar pela raiz, pela educação. A gente acha um escândalo as malas cheias de dinheiro, mas vez ou outra todo mundo já pensou em matar o trabalho e arrumar um atestado pq tá cansado, etc. É falta de caráter do mesmo jeito, mas a gente faz... Bjos Fabi (www.algomais2004.blogger.com.br)

     
  • At 4:13 PM, setembro 09, 2005, Blogger Carolina @ said…

    Concordo plenamente... Estou mais ou menos a par da situação do vosso país, e tu conseguiste exprimir issomuito bem. Obrigado pelos comments tão agradaveis no meu blog* Mil beijinhos, da Carolina!

     
  • At 6:24 PM, setembro 09, 2005, Blogger Bianca said…

    Eu te adicionei no msn tá?
    De toda forma, meu email (o que eu uso mesmo) é biacwb@yahoo.com.br

    Vamos tentar manter contato sim!
    bjus e bom final de semana!

     
  • At 9:51 PM, setembro 09, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Mandei, há dias, um e-mail a vc. Será que não o recebeu? Não recebi resposta...

    Míriam Monteiro - htp://migram.blog.uol.com.br

     
  • At 11:41 PM, setembro 09, 2005, Blogger Lia Noronha said…

    Terragel:estamos numa encruzilhada.Como escolher bem em meio a tantas opções péssimas?
    O brasileiro sofre até por falta de escolha!
    Ser brasileiro está a cada dia que passa
    mais complicado...
    Bom fim de semana.
    Beijos carinhosos.

     
  • At 2:29 AM, setembro 10, 2005, Anonymous Luciene said…

    Não é um comentário, e sim uma GRANDE reclamação!!! Por que não me contou que havia criado o seu "acumulador de pensamentos"? Poxa! Fiquei desapontada. Meio sem querer vi o seu comentário no Burlando o ócio e descobri o Complexogel. Ai, ai... o que faço com você, hein? Pode deixar... Pensarei num castigo. Beijos e saudades, Lu

     
  • At 8:20 AM, setembro 10, 2005, Anonymous Phê said…

    hum... a única coisa que penso é: vamos (nós, povo brasileiro) chegar a um veredicto correto, sem a sujeira da mídia? não estou dizendo que não há roubo ou que o sr. presidente não está envolvido, mas só temos acesso através de meios de comunicação que em outros tempos já nos mostrou que imparcialidade não é uma de suas qualidades! bjos "descontrolados"!

     
  • At 10:32 AM, setembro 10, 2005, Anonymous Luiz Carlos said…

    ALÔ!! Estou superindignado,com os aparecimenos do nosso presidene em palanques. Recentemente ele apareceu com uma imágem de santa na lapela eum terço na mão. Nada contra o terço e a imágem, mas é extremamente ridícula tal atitude. Será que nos acha tão idiotas e ignorantes ao tentar nos constranger com tal atitude? Uma devoção repentina e hipócrita, pois, anteriormente ja havia declarado que não colocava a mão no fogo por suas convicções religiosas em se tratando de catolicismo praticante. Agora aparece em público com uma religiosidade inesperada, querendo nos convencer que por ser católico não pratica atos de corrupção e abomina a desonestidade.
    Sr presidente, não queira nos enganar. Não faça papel ridículo, pois nos envergonha também.
    Perdoe minhas palavras, mas elas ~so de coração.

     
  • At 5:45 PM, setembro 11, 2005, Anonymous Antonio Souza(Manaus) said…

    O tsuname do PT, arrasou, machucou a democracia e o povo sofrido, calado, cansado, sem esperanças, onde so cresce a demagogia, a corrupção, o descrédito a roubalheira, o desemprego, os pedintes, os camelôs, os indigentes, os informais, etc, etc...
    Cadê os empregos? Cadê os donos da verdade que outrora levantavam bandeiras contra os governantes (CUT e PT), cadê os comandantes das grandes greves e passeatas contra a moralidade? Eu sei, todos estão envolvidos direta ou indiretamente nas mazelas do PT.
    Um Indignado Abraço, e parabens pela tua corágem de demonstrar tua indignação.

     
  • At 9:04 PM, setembro 11, 2005, Anonymous Cissa said…

    Eu não fiz nada. Sou como qualquer pessoa medíocre que sabe reclamar como ninguém da situação do Brasil, mas não move uma palha pra fazer alguma coisa. E de vez enquando ainda contribui pra que tudo continue como está [mais ainda..]
    Eu vou fazer ciências sociais e não tenho consciência. Mas é assim que funciona a mediocridade..
    Eu ainda tenho o tempo até passar no vestibular - se Deus quiser, no fim do ano to naquela UnB - e os 4 anos de curso pra tomar jeito. Tomar que dê certo.

    Bjo procê. =*

     
  • At 9:27 AM, setembro 12, 2005, Blogger sonia said…

    Aqui em Portugal não é muito diferente... a politica também dá cabo do país, que poderia ser belissimo. basta ver o que aconteceu este ano, como em todos os outros, com os incêndios de verão.
    beijinhos

     
  • At 9:53 AM, setembro 12, 2005, Blogger luma said…

    Concordo com você em vários pontos e difícil o brasileiro médio para baixo entender que todo esse desenvolvimento na economia brasileira não se deve ao governo Lula e sim um crescente desenvolvimento da economia mundial. O Katrina por exemplo, em muito ajudará nossa economia, é triste mas é a realidade.
    Mesma dúvida do FrOg...
    Boa semana! Beijus

     
  • At 12:58 PM, setembro 12, 2005, Blogger Fred said…

    É parecida.

    Carlos

     
  • At 2:33 PM, setembro 12, 2005, Blogger Millenia said…

    O problema eh que o brasileiro espera um salvador da patria.. e nao um presidente.. eh complicado.. eu amo o Brasil, mas as vezes me desanimo.. Vamos ver quando eu voltar o que eu vou fazer por ae... isso se voltar ;)
    bjus e otima semana!

     
  • At 8:48 PM, setembro 12, 2005, Anonymous Amanda said…

    Boa Noite!
    Bom artigo - expressando a indignação comum a todos os brasileiros.
    Bom, eu já coloquei meu nome no abaixo assinado pela saída do Hélio Costa (que ninguém merece um ministro da comunicação que na iniciativa privada é empresário de comunicações); é alguma coisa, não?
    Depois te conto o restante...
    Até mais...
    Amanda
    www.engano.blogger.com.br

     
  • At 9:53 AM, setembro 13, 2005, Blogger Janaina Staciarini said…

    Ai, ai... a minha opinião é que eu devo ficar calada, porque já gerei muita polêmica com este assunto. Mas adoro ouvir o que as pessoas acham. Beijão!!

     
  • At 12:50 PM, setembro 13, 2005, Anonymous *Telma said…

    Realmente aqui corre tudo solto.
    Acho que seria bem diferente se pelo menos a metade da população principalmente as que são mais esclarecidas,cobrasse, exigisse e nao deixasse correr solto.
    Bem, passei aqui pra desejar boa tarde e otima semana.
    Beijos

     
  • At 1:52 PM, setembro 13, 2005, Anonymous FrOg said…

    O 'legal' de ser o problema, muitas vezes, é que podemos ser também a solução!
    Só depende de nós...

    PS - leia-se: de nossa competência(?)

     
  • At 4:25 PM, setembro 15, 2005, Blogger Clarisse said…

    Terragel,

    Ótimo texto. Você conhece o Fritz Utzeri? Jornalista, escreve às quartas-feiras no Jornal do Brasil. Ele tem um jornal eletrônico, o Montblaat, que analisa esses e outros grandes problemas do nosso país, que todos os politicos parecem querer jogar na lama.
    Bem, tô fazendo propaganda porque o jornal é bom mesmo, sai duas vezes por semana, e custa 10 reais por mês. Mande um email para flordolavradio@uol.com.br e o Fritz te manda um (ou uns) exemplar de graça pra você conhecer. Vale a pena.

     
  • At 4:12 AM, setembro 19, 2005, Blogger Paula Raposo said…

    Em qualquer lugar, o problema são as pessoas, somos nós, somos todos...beijos

     
  • At 1:41 PM, setembro 19, 2005, Anonymous Lua dos Açores said…

    Obrigada pela tua visita ao Mulheres de Atenas. Aqui em Portugal muitos de nós acompanhamos com muita atenção o evoluir da política brasileira. Tenho recebido, ultimamente muitos e-mails de amigos brasileiros com piadas ao governo de Lula. Eu concordo com este teu artigo, não basta votar e fazer eleger governantes e depois deitar a dormir à espera que eles façam tudo até que cheguem as eleições seguintes e aí irmos votar de novo. Está nas mãos do Povo o direito e a obrigação de ir pedindo contas... Hoje um e-mails que recebi fez-me responder neste tom de alerta: Vcs serão, talvez, demasiado jóvens para se recordarem o que se passou no Chile faz mais de trinta anos. As senhoras da burguesia/classe média vieram para a rua de panelas e testos nas mãos para protestarem contra a jóvem democracia pois não estavam preparadas para perderem previlégios de dondocas...A Democracia Brasileira corre grave perigo de, pela mão da classe média, ser entregue à direita a soldo do Capitalismo Americano. A América latina terá mais um Pinochet, os estádios ficarão lotados de Povo anónimo que será abatido como o foi no Chile, as mãos de Vitores Jaras brasileiros (Gabriel o pensador, chico Buarque, Gilberto Gil...) serão cortadas para que eles não toquem suas gitarras e não cantem o Povo ao lado de quem estão. Meninas acordem, não façam o jogo do Tio Sam.

    Agora quero ver se vcs mandam este e-mail a toda vossa lista como costumam mandar os outros q eu recebo

    Beijo carinhoso

    Ana

    Espero continuar a contar com as suas visitas. Eu gostei de cá estar e irei voltar
    Beijo

     
  • At 3:58 PM, setembro 28, 2005, Blogger Saramar said…

    Olá, querido.
    Realmente, a população brasileira se vê refém de uma situação tão absurda que nem os maiores inimigos do PT puderam imaginar. Creio que a falta de iniciativas populares, a falta de mobilização e a impotência que nos acomete diante de tudo que estamos assistindo se devem principalmente à falta de prática democrática (se me perdoa a rima pobre. O povo brasileiro não foi educado para cobrar seus direitos. Aliás, a grande maioria não foi educada para nada. Como exigir que uma criança ande, se não se ensinou a ela engatinhar? Acredito que ainsa sofreremos muito com esses problemas de corrupção até aprendermos com nosso sangue, com nosso corpo, a reagir sem guias ou gurus duvidosos.
    Beijos

     

Postar um comentário

<< Home