complexogel

O COMPLEXOGEL é um blog que integra o emocional, o mental, o intelectual e todas as formas do conhecimento, numa verdadeira salada de idéias

domingo, setembro 25, 2005

PERMISSÃO QUE DAMOS A NÓS MESMOS

Quando as atitudes são diferentes do que falamos, as incoerências e frustrações começam a surgir. Essa constatação é simples, porém, a situação no relacionamento torna-se complexa.

Em um relacionamento, as pessoas não raro se dão menos permissão do que realmente têm, e atribuem ao outro mais autoridade sobre ela mesmo. Esse relacionamento amoroso é um relacionamento de dependência – dependência em relação ao nosso parceiro. Quando trocamos o nosso autocontrole pela esperança de que a outra pessoa cuide de nós, renunciamos a nossa parcela de poder no relacionamento. Quando entregamos a nossa parcela de poder dentro do relacionamento à outra pessoa, tornamo-nos dependentes. Esse ato de renúncia a nossa parcela de poder, é um ato de renúncia ás nossas fronteiras. É pedir a outra pessoa uma permissão que precisamos dar a nós mesmos.


Quando deixamos de nos dar permissão, de tomar parte em toda e qualquer decisão do casal, impedimo-nos de viver o nosso grande amor. Esse tipo de relacionamento colabora para o confinamento sentimental de um dos parceiros ou dos dois, transformando a convivência um inferno, por isso não podemos entregar ao outro a nossa parcela de poder no relacionamento, pois se o fizermos a nossa capacidade para viver um grande e gostoso amor se desfaz.

49 Comments:

  • At 5:06 PM, setembro 25, 2005, Anonymous vida said…

    de onde sai tantas idéias hein? tanta criatividade que orienta tbm quem ler os posts, gosto muito de vim aki, por isso já te linkei no meu cantinho, bjsss

     
  • At 5:19 PM, setembro 25, 2005, Anonymous Carol Maria said…

    Sim, a dependência é um veneno para um amor ou para qualquer relacionamento. Uma relação se basa em mais de um, em vontades e idéias próprias de cada um involucrado na relação. Enfim, às vezes é complicado ver os erros desde dentro de uma situação, como vêem os que estão de fora. E você não viajou não, teu comentário está muito bem casado com o que quis dizer. Obrigada pelas visitas. Abraço

     
  • At 5:38 PM, setembro 25, 2005, Blogger luma said…

    As dependencias são criadas naturalmente, é um dos pilares da convivênica, depois você me diz se conhece alguem que os anos de convivencia não somou um labirinto de emoções e conflitos. Boa SEmana! Beijus

     
  • At 5:43 PM, setembro 25, 2005, Anonymous Anônimo said…

    E se Deus é canhoto
    E criou com a mão esquerda?
    Isso talvez explique
    As coisas desse mundo...

    ....E talvez explique também,
    porque as vezes gostamos tanto de
    alguém...

     
  • At 7:12 PM, setembro 25, 2005, Anonymous Tarci said…

    Nossa!!!!
    Isso porque você tinha dito que qualquer coisa qu falaria de blog o apagaria, sinceramente acho que não, o seu blog é maravilhoso com textos lindíssimos!!!!!!
    E eu que tenho que não posso dizer nada e apenas SIGAR SEUS PASSOS....

    PARABÉNS!!!!

     
  • At 7:53 PM, setembro 25, 2005, Blogger Naza said…

    Olá Planetagel,
    Espero que vc não tenha ficado chocado com o meu humor maluco e o meu jeito tosco de ver as coisas.
    Valeu a visita!!
    Volte mais vezes, ok??
    Vc será, sempre, muito bem recebido pela nossa turma.
    Gostei do seu blog.
    Muito legal!!!
    Bjus,
    Naza.

     
  • At 9:01 PM, setembro 25, 2005, Anonymous Cissa said…

    Eu sou bem incoerente. Paradoxal, na verdade. Barroco, entende? "Neo-barroco" pra ficar chique e moderno.
    MAs eu não admito controle. Eu quero, e exijo a minha liberdade. E talvez por isso, alguns consideram difícil a convivência comigo.
    mas como diria clarice: "o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo."

    bjo. =**

     
  • At 9:44 PM, setembro 25, 2005, Blogger Mônica said…

    seus textos cada vez melhores...beijos e boa semana pra ti

     
  • At 9:45 PM, setembro 25, 2005, Anonymous Ismenia said…

    Acho q e' isso mesmo... a gente se doa por completo e acaba se perdendo... e doi tanto...
    Bjins

     
  • At 9:54 PM, setembro 25, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Ja te falei que linkei seu blog e nao consigo entrar pelo endereço linkadonao é? Super estranho,por que é exatamente o que esta escrito e nao entra de jeito nenhum. O que sera?
    Boa semana! Cam

     
  • At 11:08 PM, setembro 25, 2005, Anonymous Tânia said…

    Segui os rastros, e aqui estou...
    Realmente somos nós que damos nossas próprias permissões...mas ao dar elas também nos doamos...Estranho? não! Somos doadores por natureza, permitimos por necessitar, por amar...Enfim por viver...
    Aprendi o caminho, voltarei mais vezes...
    tenha uma ótima semana

     
  • At 6:50 AM, setembro 26, 2005, Blogger kikas said…

    A nossa parcela de poder nunca deve ser renegada, e não é só no amor mas em todas as situações que a vida nos proporciona :-)
    Uma relação de submissão e total dependência nunca trás nada de bom nem para a relação nem para a pessoa que abdica da sua própria essência!
    Devemos ser sempre nós mesmos :-)
    Adoro vir aqui, os temas que debates são sempre interessantes :-)
    beijocas
    kikas

     
  • At 9:02 AM, setembro 26, 2005, Blogger Marta said…

    as pessoas precisam ter coragem para amar e para se amar...senão...é como dizes "a nossa capacidade para viver um grande e gostoso amor se desfaz".
    bjs*

     
  • At 11:18 AM, setembro 26, 2005, Anonymous Bailarina das Letras said…

    O domínio absoluto também pode trazer problemas... Bom mesmo é o equilíbrio.
    ;)

     
  • At 1:59 PM, setembro 26, 2005, Anonymous camila said…

    talvez essa dependência não seja de todo tão ruim assim. precisa-se ter muito amor e confiança pra se entregar de todo a uma outra pessoa.

    mas o que é que eu sei?


    se eu soubesse de alguma coisa eu não andava sozinha, esquecida pelos cantos.

     
  • At 2:42 PM, setembro 26, 2005, Blogger Ciene said…

    E o pior é quando nós abrimos mão dessa nossa autoridade, esperando que o outro faça o mesmo,e quando não isso acontece, sofremos.
    Ah! Relacionamento é muito complicado!

    Tem agradecimentos lá no Mundo!

    Beijos!

     
  • At 5:46 PM, setembro 26, 2005, Anonymous FrOg said…

    Muito bom, Gel! Concordo plenamente. As pessoas geralmente têm uma visão muito limitada do que é o amor. Costumam a empurrar certas responsabilidades próprias do relacionamento para o parceiro(a). Falha nossa... ou talvez, falta de experiência mesmo! Mas nada que não aprendamos com o tempo, não é mesmo!? Essa história de quem está no comando é fogo... como tudo tem que ser dividido num relacionamento, com o comando não é diferente. Abraço, téMais!

     
  • At 7:16 PM, setembro 26, 2005, Anonymous Regina said…

    Vim seguindo seus rastros e cheguei! rs Muito obrigada pela sua visita e pelo gentil comentário. Gostei muito de conhecer seu blog, sábias palavras. Acho que mesmo amando, nos doando temos q dar esta permissão a nós mesmos de sermos felizes. Voltarei mais vezes... Tenha uma linda semana. Um abraço carinhoso.
    Regina

     
  • At 8:53 PM, setembro 26, 2005, Blogger GNM said…

    Boa semana para ti!

    Continua a sorrir...

     
  • At 9:19 PM, setembro 26, 2005, Anonymous Adriana said…

    Gostei do blog. :)
    Continuarei visitando.

     
  • At 11:37 AM, setembro 27, 2005, Blogger Lisa* said…

    Mudei de casa e de cara! Agora sou simplesmente Lisa e estou de blog novo. Te espero lá! Beijos...

     
  • At 12:29 PM, setembro 27, 2005, Anonymous Tarci said…

    Nossa, aquele poeminha meu eu o acho muito infantilzinho, sabe, meio piegas, gostei de saber que você gostou, o escrevi ja faz um bom tempo e sabia que eu fiquei com um pouco de receio de colocá lo, por ser tão (sei la como descreve-lo). Valeu visitar-me novamente. Isso me deu ânimo de colocar mais coisinhas antigas minhas!
    Beijocas e tentarei seguir seus passos!

     
  • At 12:30 PM, setembro 27, 2005, Blogger Tatiana Valentina said…

    Caramba, tu metes-me sempre a refletir :)
    Sem dúvida, é mto mais fácil culpar o outro do que admitir as nossas falhas !!!!

    Bjs da portuga

     
  • At 12:35 PM, setembro 27, 2005, Anonymous vida said…

    realmente me identifico com seu mundo... vc tem alguma relação com área de Psicologia? Fiz Pedagogia e hj percebo que me daria bem com a área de Psicologia.

     
  • At 1:00 PM, setembro 27, 2005, Anonymous renata Taia said…

    Vim retribuir sua visita ao meu blog. Muito obrigada! Depois passo com mais calma pra te conhecer. Um abraço.

     
  • At 1:06 PM, setembro 27, 2005, Blogger Saramar said…

    Olá, obrigada por ter visitado o meu blog e por suas palavras gentis.
    Adorei o seu e irei ler todos os posts.
    Beijos

     
  • At 1:19 PM, setembro 27, 2005, Anonymous Diana said…

    Boa Tarde.....

    Vim retribuir a visita ao Tarde....
    e gostei...voltarei sempre....
    Num relacionamento acho que não devemos abrir mão de nada.....podemos ceder....mas mantendo nossa identidade....
    Bjs...

     
  • At 1:52 PM, setembro 27, 2005, Anonymous Cacau said…

    Pois então.
    E é esse tipo de coisa que não tolero. Não me conformo com a idéia de ter que deixar de fazer/dizer/usar determinadas coisas, para agradar meu parceiro.
    Se gostou de mim, então gostou do meu jeito, das minhas roupas, do que eu digo. E se começar a tentar me mudar, então é pq não há amor suficiente.

    Podemos, claro, melhorar em alguns aspectos, tentar corrigir defeitos, mas daí a se anular, tem uma graaaaaande diferença.

    Obrigada pela visita e pelos comentários tão gentis.

    Excelente post!!!!!

    beijão

     
  • At 2:11 PM, setembro 27, 2005, Blogger Nilza said…

    Oie!!

    Só hoje respondendo à sua pergunta sobre as vovós posando nuas: penso que cada um deva fazer o que acha certo e melhor pra si, vc não concorda? Seja nua, vestida, de q.q. forma...
    E vamos nós..vestidas..hehe
    Beijos amo vc em meu blog

     
  • At 3:35 PM, setembro 27, 2005, Anonymous Márcia(clarinha) said…

    meu querido!!
    quando somos imaturos,inseguros transferimos nosso pensar e o poder de decisão para quem amamos,daí as perdemos..
    quando os queremos de volta já não nos pertence,isso nos faz infelizes e a relação se torna infernal,unilateral.
    penso que cada um é único,não deve mudar pra agradar outrem..
    lindo dia meu anjo!!
    beijosssssssssssss

     
  • At 4:17 PM, setembro 27, 2005, Anonymous Cris said…

    Seja sempre bem vindo ao meu cantinho na longínqua Inglaterra. Virei mais vezes aqui para lê-lo com calma.
    Abraços. :)

     
  • At 5:04 PM, setembro 27, 2005, Blogger Taty said…

    Olá, adorei te ver pelo pensamentossemnexo. Valeu pelos comentários. Viu só como te achei fácil? Bons jornalistas são mestre em seguir rastro e eu me considero assim rs... Espero te ver mais vezes por lá! Ah, adorei seu texto. Tenho bem essa característica, de esperar demais do outro, cobrar demais também, não só do outro, mas de mim também. É isso... bjim

     
  • At 5:13 PM, setembro 27, 2005, Blogger Janaina Staciarini said…

    "Em um relacionamento, as pessoas não raro se dão menos permissão do que realmente têm, e atribuem ao outro mais autoridade sobre ela mesmo" isso é tão verdadeiro...

     
  • At 5:35 PM, setembro 27, 2005, Anonymous Jana said…

    Muito verdadeiro o texto, geralmente atribuimos muitos mais aos outros.

    Desculpa ter sumido, ando na correria!!
    beijos

     
  • At 6:17 PM, setembro 27, 2005, Anonymous uma canceriana said…

    Assumir vitórias é fácil, erros, nem tanto. O importante é ter a conciência de que somos responsáveis por nossos pensamentos e escolhas. beijos zodiacais...

     
  • At 6:33 PM, setembro 27, 2005, Blogger Betty Branco Martins said…

    Há que respeitar espaços, limar arestas, saber fazer cedências. Amar... amar muito, mas nunca deixar de ser-mos nós próprios.

    Um beijo grande

     
  • At 6:47 PM, setembro 27, 2005, Blogger Vanessa said…

    Humm, queria muito ter sido eu a escritora daquela crônica, mas nem foi... foi o grandioso Veríssimo :~
    Gostei do teu cantinho aqui :~
    beijinhos

     
  • At 8:20 PM, setembro 27, 2005, Anonymous Ane said…

    Olá Terragel!Agradeço sua visita em meu humilde blog.Gostei muito de seu espaço e de suas mensagens e opiniões.Sobre a mensagem de hoje, eu acho que um casal deve respeitar o espaço do outro,a opinião do outro e até a necessidade de ficar só de vez em quando.Um abraço!

     
  • At 11:00 PM, setembro 27, 2005, Anonymous Gorete said…

    Então, Gel, o cardápio hj está congelado pq a chef está cuidando do outro cantinho http://fuleiragem.typepad.com Hehe
    Muita introspecção neste post e vc caminha bem nas entrelinhas das interações a dois. Faz tempo que não me ocorre discutir sobre qqr relação, mas tenho uma idéia bem formada de que viver no singular não é viver.

     
  • At 12:00 AM, setembro 28, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Concordo plenamente, até mesmo pq ja estive dependente de um amor e no final, sofri demais.
    Acho q nao devemos entregar nossa felicidade nas mãos de ngm, ser feliz depende de nós mesmos.
    E so seremos, qndo soubermos q pra ser feliz, independe de depender de alguém.
    O amor tem q ser livre, para poder durar.
    Pena q levamos alguns tombos até nos darmos conta disso...

    Bjitus e voltarei mais vezes!

    Cris Bacelar
    www.crisbacelar.blogger.com.br

     
  • At 12:31 AM, setembro 28, 2005, Blogger Tati said…

    Nossa! Seu texto tocou... É muito importante ter conciência da nossa parcela de poder.

    Bem, quero agradecer sua visita ao meu Mar Absoluto e dizer que espero sua visita mais vezes. :) Gostei muito do seu blog, vou aparecer aqui mais vezes, viu? Quanto ao fotolog, ainda to vendo qual vai ser. Aviso tá.

    Boa semana! Bjs

     
  • At 12:35 AM, setembro 28, 2005, Anonymous Karol said…

    A convivencia entre duas pessoas não é nem um pouco simples... cada um tem um modo de ser, de viver, de levar a vida... eu que o diga!
    Seu texto é coberto de razão...
    Bjos =)

     
  • At 1:05 AM, setembro 28, 2005, Anonymous Wiviane said…

    --------******----------------********
    ----@@@@@@@-------------@@@@@@!**
    --@@@@!!!!!;;-.;..@------@................::;!@**
    '@@@!!!!!!!;;;;;;;.....;@@..................:;;;;;;!@**
    @@@!!!!!!!;;;;;;:::...MEUS..............:;;;;;;;;;!@**
    @@!!!!!!!!!;;:::::...AMIGOS.............;;;;;;;;;;!@**
    @@@!!!!!;::::.SÃO............JÓIAS......;;;;;;;;!@**
    -@@!!!!;;::::..........RARAS....................;;:;!@**
    --@@!!:;;:::..POR ISSO TENHO QUE...;:;!@**
    ---@!!!!;::: :::...CUIDAR... BEM..............@**
    ------!!!!!;:::::::::.ADORO....................@**
    --------!!!;:::::::::::......VOCÊ!..........@**
    -----------!!!;;:::::::::..................@**
    --------------:::::::::::..............@**
    ------------------::::::::.......@**
    ----------------------:::::.@**
    -------------------------@**

    Olá Estou aqui para agradecer o seu carinho para comigo, toda vez que chego em meu blog e vejo um comentário sei fico muito feliz, pois sem vc o meu cantinho não seria o que é hoje.
    Sempre que puder volte, pois estou te esperando.
    Aqui como sempre tudo lindo e luminado.
    Beijos, Wiviane.

    Fui...
    Mas com certeza eu volto...

    Obs: quero te oferecer um template meu se desejar é só me pedir, tenho uns da zip.net free lá no meu blog, mas se quizer posso transferir o código para o blogger.

     
  • At 4:14 AM, setembro 28, 2005, Anonymous Danielle said…

    "Quando as atitudes são diferentes do que falamos, as incoerências e frustrações começam a surgir"
    só comecei a sentir isso ja na frustaçao, é algo extremamente dificil, rever minhas forças esta sendo o caminho, mas oscilo tanto!

    meu beijo

     
  • At 8:14 AM, setembro 28, 2005, Anonymous Ana said…

    Olá...
    Que alegria receber sua presença no meu cantinho...E quando ao MSN não há grandes segredos para usá-lo e é uma ferramenta muito bacana, e se precisar de ajuda eu to aqui é só gritar ok?
    Seu texto é muito realista, precisamos sempre estar atentos para não deixar isto acontecer, mas acontece com maior frequência do que gostaríamos
    Beijão!

     
  • At 9:22 AM, setembro 28, 2005, Blogger Sara MM said…

    Mas um pouquinho de autoridade de um sobre o outro acaba por ser inevitável, e até saudável para aumentar o amor! Não?!

    BJs

     
  • At 9:56 AM, setembro 28, 2005, Anonymous Elcio Domingues said…

    Vim aqui provar dessa salada de idéias, todas tão deliciosamente servidas.

    É clao que não consegui provar de todo esse variado cardápio, mas minha fome é grande e precisarei voltar.

    Abraços!

    Elcio.

     
  • At 4:10 PM, setembro 28, 2005, Blogger Paula Raposo said…

    Quando se ama, ama-se a pessoa como ela é...a questão é continuar a ser-se como se é!! Beijinhos

     
  • At 7:22 PM, fevereiro 18, 2009, Blogger Mariana Ferraz said…

    e quando nos damos mais permissão que a pessoa amada acha que devemos nos dar, que fazer?

     

Postar um comentário

<< Home