complexogel

O COMPLEXOGEL é um blog que integra o emocional, o mental, o intelectual e todas as formas do conhecimento, numa verdadeira salada de idéias

segunda-feira, outubro 31, 2005

DESEJO X AMOR

Desejo é vontade de provar, explorar, é a sedução com a promessa de conhecer o inexplorado, é um impulso que incita a despir a integridade da pessoa desejada.

Depois do desejo satisfeito, impreterivelmente vem o vazio, vem a dissolvição do próprio desejo. Portanto, o desejo desde seu nascimento é contaminado pela vontade de morrer. Relacionando com a ciência, o desejo é um impulso centrípeto, que degusta o ser desejado para depois se autodestruir.

O amor é, à vontade de cuidar, de preservar a pessoa amada. Um impulso centrífugo, um impulso de expandir-se, ir além, alcançar o inatingível.

O amor é absorver, assimilar o eu e você.

Amar é contribuir para o crescimento individual e coletivo do mundo.

No amor, o eu é, pedaço por pedaço, transplantado para a pessoa amada. O eu que ama se expande doando-se totalmente a pessoas amada.

Amar é sentir que cada átomo de você mesmo vive no corpo da sua amada.

Amar é saber que se sua amada não fosse nada, você certamente seria ninguém.

Amar é querer proteger, abrigar, acariciar, mimar. Significa estar a serviço, colocar-se à disposição.

Desejo e amor encontram-se em campos opostos. O amor quer possuir. O desejo quer esquivar-se das garras do amor.

O amor é uma rede lançada sobre a eternidade.

O desejo é simplesmente desfrutar o momento.

Se o desejo quer provar, o amor quer perpetuar.

53 Comments:

  • At 12:57 PM, outubro 31, 2005, Anonymous Dani said…

    Sinto o amor chegar..bem devagar, abro todas as portas e janelas do meu ser, esperanto que esse sentimento se perpetue cada vez mais...beijos doces..

     
  • At 2:00 PM, outubro 31, 2005, Anonymous Billie Holiday said…

    Desejo x amor e sua obsessão por esse tema. Está explicado porque você colocou aquele comentário no meu blog. Um abração.

     
  • At 2:11 PM, outubro 31, 2005, Blogger Mamã Babada said…

    Olá!
    Obrigado pela visita ao meu cantinho.
    O teu é muito bom. Parabéns!
    Prometo voltar!

    Jinhos do país irmão!

    Mamã Bababda e Pequena Estrela

     
  • At 2:25 PM, outubro 31, 2005, Blogger Lia Noronha said…

    Terragel:o amor perpetuando e o desejo provando...e desta mistura entre a experiência e a permanência nasce o grande conflito!
    Boa semana para vc.
    Beijos bem carinhosos.

     
  • At 2:30 PM, outubro 31, 2005, Blogger Salatia said…

    Se quizeres dar uma espreitada no Sal...já há novidades... http://saldatuapele.blogspot.com

     
  • At 3:04 PM, outubro 31, 2005, Blogger Tita - Uma mulher, Um blog, algumas palavras said…

    Obrigada pela tua visita. Volta sempre.
    Aceitei o teu convite e eis-me aqui! Gostei muito do teu blog e vou voltar concerteza.

     
  • At 3:22 PM, outubro 31, 2005, Anonymous Lidiane said…

    "Se o desejo quer provar, o amor quer perpetuar." acho q essa frase já disse tudo, mas o dificil é escapar desse conflito..bjos e uma ótima semana.
    Ah! Li agora seu comentario no "tudo muito lindo" gostei do "Mais vale um pássaro na eternidade do que tres voando"..rsrs! muito bom...naum vou esquecer mais.

     
  • At 3:28 PM, outubro 31, 2005, Anonymous Ju said…

    Eu fico com o amor.
    Infinitamente amar.
    Uma ótima semana.Bjus

     
  • At 4:03 PM, outubro 31, 2005, Anonymous Dani Fonseca said…

    Definitivamente preciso ser amada e adoraria poder amar intensamente novamente!!!

    Gostaria de poder saber mais de vc!!! Afinal não é muito comum alguém que fala com tamanha propriedade e de maneira tão real sobre sentimentos tão profundos!!! :o)

    Bjinhos e boa semana^.^

     
  • At 5:04 PM, outubro 31, 2005, Blogger Saramar said…

    Olá, Terragel.
    Mais um soberbo post.
    Lindas palavras..." cada átomo de você mesmo vive no corpo da sua amada".Isso é pura poesia e nos faz sonhar com esse amor que vc sente tão intensamente.
    Creio que este conflito entre amor e desejo enriquece nossas vidas, faz parte do ser humano e são ambos necessários à nossa sanidade e à própria vida.

    Beijos

     
  • At 5:29 PM, outubro 31, 2005, Anonymous Illusion said…

    Bom, dá pra distinguir esses 2 mole mole...
    Bom, abraços e obrigado por ter entrado na comunidade Nos bares da Vida

     
  • At 6:30 PM, outubro 31, 2005, Anonymous Maria do Céu Costa said…

    O amor é assim. Gostei de ler o seeu texto. Beijinhos.

     
  • At 7:26 PM, outubro 31, 2005, Blogger luma said…

    Vejo que sabe bem a diferença, e dá pra notar que não é mais criança! (rs*) Boa semana! Beijus

     
  • At 8:30 PM, outubro 31, 2005, Anonymous Drika said…

    Huuummm... nada melhor que amor com constante desejo!!! rs

    beijos!!

     
  • At 8:46 PM, outubro 31, 2005, Blogger OnlyMe said…

    Amor ...amor ... que sentimento tão forte que nos faz cometer as maiores loucuras .... ainda gostava de O CONHECER!
    Bjos obrigada pela visita ao meu site, ainda está apenas no começo

     
  • At 10:09 PM, outubro 31, 2005, Blogger Martuxa said…

    Os versos que te fiz

    Deixa dizer-te os lindos versos raros
    Que a minha boca tem pra te dizer!
    São talhados em mármore de Paros
    Cinzelados por mim pra te oferecer.

    Têm dolência de veludos caros,
    São como sedas pálidas a arder...
    Deixa dizer-te os lindos versos raros
    Que foram feitos pra te endoidecer!

    Mas, meu Amor, eu não tos digo ainda...
    Que a boca da mulher é sempre linda
    Se dentro guarda um verso que não diz!

    Amo-te tanto! E nunca te beijei...
    E nesse beijo, Amor, que eu te não dei
    Guardo os versos mais lindos que te fiz!

    Florbela Espanca

     
  • At 12:01 AM, novembro 01, 2005, Anonymous Labellaluna® said…

    E o desejo de amar mais e mais?? rss
    beijos lindo...
    Meus blogs

    http://puralua.zip.net
    http://abolsadamulher.zip.net
    http://nosbaresdavida.zip.net

     
  • At 6:36 AM, novembro 01, 2005, Blogger Paula Raposo said…

    Contradições, que o amor desconhece...beijinhos

     
  • At 7:05 AM, novembro 01, 2005, Blogger motivoparasorrir said…

    Olá! Pois é vc viu? Nunca vi tanta chuva!

    sula-Brasil

     
  • At 10:21 AM, novembro 01, 2005, Anonymous Karen said…

    Adorei suas palavras.
    Gostaria de te linkar. Posso?
    Passa lá e me autoriza. Gosto que a pessoa me autorize.
    Beijos

     
  • At 11:29 AM, novembro 01, 2005, Anonymous Fallen Angel said…

    Amar e desejar é algo bom, de se sentir de viver, de querer partilhar com alguém. Um grande beijinho

     
  • At 1:25 PM, novembro 01, 2005, Blogger luma said…

    Boa tarde!!! Beijus

     
  • At 1:38 PM, novembro 01, 2005, Anonymous Xaviére said…

    As sutilizas do desejo e do amor... amei o texto!

     
  • At 2:57 PM, novembro 01, 2005, Blogger Luiza Cristina said…

    Ufa!
    E viva o amor, sempre!

    Beijos e obrigada pela visita

     
  • At 4:48 PM, novembro 01, 2005, Blogger Patty said…

    É tão bom desejar cheio de amor, amar desejando.
    Gostei muito de todo o texto,mas essas três ultimas frases são profundas.
    Querido,tudo de bom pra vc e bom feriado.
    É sempre uma maravilha degustar as tuas palavras.
    Beijos!!!

     
  • At 6:39 PM, novembro 01, 2005, Anonymous Ostra Nervosa said…

    Oi!!
    Vc entende tudo de amor!!!
    Obrigada pelo seu lindo comentário no meu blog...
    Mais como ninguem tem tudo...vc sabe eu queria ter tido uma vida profissional bem ativa...só que como meus pais tiveram, eu quis mudar e tive filho cedo...optei por criar meus filhos...
    Beijos

     
  • At 7:47 PM, novembro 01, 2005, Blogger Porquê? said…

    Caro terragel,

    Parece-me que pretendes equiparar o desejo à paixão, por oposição ao amor, sentimento mais maduro e estável.
    Eu continuo a acreditar ser possível manter acesa a chama da paixão numa relação de amor. Claro que isso acarreta muito empenho e dedicação; para que a paixão continue acesa, temos que fazer uma manutenção diária da nossa relação e não cairmos na tentação fácil da monotonia. Deveríamos cuidar do nosso amor como se o estivéssemos a viver no primeiro dia, deveriamos continuar a ter as mesmas atitudes da fase da paixão, admirar o nosso amado como no primeiro minuto em que o conhecemos, continuarmos os jantares à luz das velas e os programinhas a dois..... Só assim conseguiremos superar a tentação da monotonia!!!!
    Mas claro que é importante sentirmos o verdadeiro amor, a verdadeira entrega, a constante preocupação, etc etc....

    até breve

     
  • At 12:38 AM, novembro 02, 2005, Blogger sonhos sonhados said…

    KERIDOS AMIGOS

    tenho mesmo de recuperar...
    ...........................
    pois vocês são esse Sol
    que brilha
    todos os dias
    e
    que beija
    e
    namora a Lua.

     
  • At 12:59 AM, novembro 02, 2005, Blogger Micha Descontrolada said…

    eu amo esses textos...achei tão lindo qdo falou do amor...q espetáuclo.

    beijosssssssssss

     
  • At 8:26 AM, novembro 02, 2005, Blogger Tatiana Valentina said…

    amor não existe sem desejo, mas desejo pode existir sem amor...

     
  • At 11:34 AM, novembro 02, 2005, Anonymous Laurinha said…

    oi oi oi,
    desejo e amor são duas palavrinhas que ainda tento decifrá-las, para saber qual o momento certo de usá-las e ter um certo controle sobre o desejo e o amor.
    beijos

     
  • At 12:27 PM, novembro 02, 2005, Anonymous Karol said…

    Adoro seus textos, vc põe em palavras o que sentimos e nem sempre intendemos...
    Bjinhos, bom feriado =)

     
  • At 1:08 PM, novembro 02, 2005, Blogger Ananda said…

    "Se o desejo quer provar, o amor quer perpetuar." Sem palavras...
    Achei lindo mesmo! Uma abordagem excelente a essa relação entre o desejo e o amor. Acho é que ainda não descobrimos como viver bem sem um dos dois. Não acha?
    Beijo!

     
  • At 2:21 PM, novembro 02, 2005, Blogger Caracolinha said…

    Olá, depois de ler mais um texto espectacular, deixo mais uma beijoca do lado de cá ;)

     
  • At 3:56 PM, novembro 02, 2005, Blogger Adryka said…

    Adorei o teu texto como sempre escreves coisas fantasticas. beijinhos

     
  • At 4:03 PM, novembro 02, 2005, Blogger Vanessa said…

    Já pensou no amor sem o desejo?!
    Eu não...

     
  • At 5:51 PM, novembro 02, 2005, Anonymous Vera said…

    Gel, é o amorrrrr que mexe com a minha cabeça e me deixa assimmmm!!!
    Bom final de feriado, abraços

     
  • At 7:28 PM, novembro 02, 2005, Blogger Desconhecida said…

    Acho que se existe amor entre um homem e uma mulher, então tem de existir desejo, desejo fisico. Se não houver desejo, o que existe é um amor diferente, amor de amizade, amor de companheirismo e isso é outra coisa.

     
  • At 7:29 PM, novembro 02, 2005, Blogger Desconhecida said…

    Acho que se existe amor entre um homem e uma mulher, então tem de existir desejo, desejo fisico. Se não houver desejo, o que existe é um amor diferente, amor de amizade, amor de companheirismo e isso é outra coisa.

     
  • At 7:58 PM, novembro 02, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Amor e desejo são diferentes, porém podem se completar.

    A questão é, amor "perpetua", desejo é efêmero, consuma e foge, não aceita compromisso, nem entrega, cobrança então!!!!!!!!

    É claro que quando existe amor entre um homem e uma mulher supomos que exista desejo.......correndo o risco da repetição e repetindo, estes se completam.

    No verdadeiro amor entre um homem e uma mulher e por que não entre pessoas do mesmo sexo que optaram em viver um grande amor.........o desejo físico está presente.

    Entretanto, não é o mais importante, não é o senhor absoluto, o responsável pela vida em comum, pela harmonia entre os amantes, é simplemente um delicioso complemento deste convívio, desta parceria.

    Como sempre Planeta Gel, você se superou.......é muito agradável perceber através de suas palavras a verdade e o que realmente vale a pena ser respeitado e valorizado.

    Siga em frente, amei o seu artigo.

    Um beijão da luso brasileira.

     
  • At 11:12 PM, novembro 02, 2005, Blogger Marta said…

    amor ou desejo? ... os dois juntos serão sempre melhores e mais completos :)
    bjs

     
  • At 12:13 AM, novembro 03, 2005, Blogger Claudia said…

    Faz pensar, sempre... E como diferenciar, lá no momento em que vivemos tudoi isso? Faltei a essa aula na escola....
    Obrigada pela visita!
    Até!

     
  • At 9:54 AM, novembro 03, 2005, Blogger Claudia Perotti said…

    Ambos andam de mãos dadas.

    Beijos

     
  • At 11:46 AM, novembro 03, 2005, Blogger Vítor Mácula said…

    Caro Terragel.

    Tomei a liberdade de o linkar.

    E que o amor oriente todos os instantes de desejo - superando-o, sublimando-o, completando-o!

    Um abraço.

     
  • At 1:28 PM, novembro 03, 2005, Blogger Paula said…

    Sim, o amor quer perpetuar e só assim o amor faz sentido.

     
  • At 1:32 PM, novembro 03, 2005, Blogger TMara said…

    dizes bem.bj de luz e paz

     
  • At 2:00 AM, novembro 04, 2005, Anonymous Illusion said…

    O Bar tá atualizadinho, fresquinho! Quero ver mais amor aqui! Abraços

     
  • At 9:36 AM, novembro 04, 2005, Blogger Adryka said…

    Voltei cá só para te dizer que ando zangada com o amor.
    beijokas

     
  • At 7:00 PM, novembro 06, 2005, Blogger Carolina @ said…

    Olá meu GRANDE amigo virtual.. Pois é, estou de volta ao mundo dos Blogs! Estive ausente devido ao computador ter estado "doente"... Mas agora estou de volta e cheia de energia..* Adorei este ultimo Post.. concordo plenamente com as tuas palavras! ... Na verdade, gosto de sentir os 2.. 1º o desejo dpois o amor.. etc etc.. Aguardo resposta! Beijo*

     
  • At 9:01 AM, novembro 07, 2005, Anonymous Line said…

    E ae?! Valeu pelo coment no meu humilde blog... rs Passei pra fazer uma visitinha aki e gostei d++, e pelo jeito não fui só eu: qtos coments, cara!! Adorei esse seu texto sobre desejo e amor... T+

     
  • At 8:46 AM, novembro 10, 2005, Blogger pisconight said…

    Ao ler o post, não sei porquê, lembrei-me da musica da Rita Lee Amor e Sexo...
    ;)

     
  • At 5:24 PM, novembro 14, 2005, Blogger Visible Silence said…

    Querido Terragel,
    Acho que quando falas de desejo te referes à atracção pura e simples... se assim é concordo com tudo o que dizes... em nada tem de semelhança com o amor.
    Porém, como escrevi no meu cantinho, o desejo, a paixão pode coexistir no mesmo coração com o amor relativamente à mesma pessoa...
    Concordo que possa existir amor sem desejo ou fogo de paixão... mas a experiência diz-me que a loucura é conseguirmos ter pela pessoa que amámos... desejo... atracção fisica... paixão...
    Querido amigo, já te imaginas-te amar alguém com quem partilhas a tua vida há algum tempo e... sentires por essa pessoa um desejo louco... sentires que só ela te preenche... que existe uma plena compatibilidade entre o dar e receber prazer... teres orgulho de a ter a teu lado... e para ti ser ainda a pessoa mais bonita e ataente???? Sentires que se fosse hoje o primeiro dia que a visses... a voltarias a escolher para contigo partilhar a tua vida...???
    Achas possível isso acontecer???
    Pois eu digo-te... é possivel...
    É possivel amar e desejar loucamente...
    Acredita :):)

     
  • At 7:11 PM, fevereiro 18, 2009, Blogger Mariana Ferraz said…

    esse texto me deixou ainda mais confusa, kkkkk! por maior q seja o amor, sempre surgem as tentações... e fiquei hoje a me perguntar: há de ser melhor concretizar o desejo e então "resolvê-lo" ou permanecer em constante estado de desejo, de fantasia, de dúvida? se souber me responder, por favor, ajude...

     

Postar um comentário

<< Home