complexogel

O COMPLEXOGEL é um blog que integra o emocional, o mental, o intelectual e todas as formas do conhecimento, numa verdadeira salada de idéias

segunda-feira, novembro 28, 2005

ENERGIA DE UMA PAIXÃO

Domingo é dia exclusivo dos namorados. Não para sair, mas para ficar. Se não é pura chatice. As filas do cinema já avisam que nunca chegará sua vez, porque não existe espaço possível pra tanta gente. As áreas de alimentação lotadas. Televisão? Melhor fazer um haraquiri. Quando se ama, todo dia é domingo - e as frases mais bobas são as mais perfeitas. Todos os apaixonados são idiotas, visto de fora. Mas por dentro o corpo adquire um frisson que permanece com você o tempo inteiro. A paixão real é muito mais interessante do que as que aparecem no cinema. Quando a gente está contente nem pensar que está contente a gente quer. Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome. É isso que acontece com os casais apaixonados. Mas quando a paixão fica aflita para pousar na pessoa amada e é impedida, acaba se tornando outro sentimento: a angústia. A paixão é de natureza alegre, precisa se expandir. Asfixiada, ela morre. O amor prefere morrer a ser rebaixado de posto, visto que é o rei dos sentimentos. A paixão tem a noção exata do que é a brevidade da vida. Sabendo que é efêmera precisa aproveitar cada segundo. Anseia por beijos. Quando a paixão acaba não se sabe pra onde ela vai. Provavelmente vira energia, fica pairando por aí, sem perder, no entanto, sua essência. É capaz de vôos rasantes, dando sorte às pessoas que sem querer esbarram numa paixão sem dono. Sabe quando você sente uma alegria inesperada e sem motivo? É uma paixão pairando que acabou de passar pela sua cabeça. Para se manter viva, a paixão quer abraços, beijos, quer pegar chuva, quer fazer mais amor, quer cheirar, quer saborear, enfim, quer tudo toda hora.

34 Comments:

  • At 6:24 PM, novembro 28, 2005, Anonymous Enigmática said…

    Olá!Olá!Passando pra desejar um a Linda Semana!!pra ti.Que lindooooooo nossa nunca vi um texto tão claro que explicasse tão bem esta paixão que nos devora e nos leva as loucuras...Parabéns...
    Ficou muito lindo nem tenho o que mais deixar aqui. para acrescentar.
    Sempre Sucesso...para teu Blog!!!e ´pra ti.
    Bjus/enigmática.

     
  • At 7:22 PM, novembro 28, 2005, Blogger Claudia said…

    Pena que não sabemos aproveitar a paixão e, torcemos, forçamos sempre, para que ela vire amor. E, perdendo o melhor dela, que é a intensidade do hoje, a perdemos. E sufocamos o amor...
    Lindo texto!
    Abraços...

     
  • At 7:34 PM, novembro 28, 2005, Anonymous Rita said…

    Pois, domingo....Pode ate ser dia dos namorados, mas por acaso cmg nunca o foi...o domingo nunca me disse nada de mais, ate pk costumo trabalhar por vezes ao Domingo!!
    Mas temos de saber namorar todos os dias, e ter Energia suficiente para no fim de um dia cansado, saber amar, saber dar...para podermos receber :)
    Abraço grande

     
  • At 9:17 PM, novembro 28, 2005, Anonymous Cissa said…

    Eu posso dar uma sugestão???
    Se você ainda não leu, leia o livro "Para viver um grande amor" que também é título de uma poesia do Vinícius de Moraes. Acho que você vai gostar. =)

    =***

     
  • At 12:35 AM, novembro 29, 2005, Blogger Sérgio said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At 12:37 AM, novembro 29, 2005, Blogger Sérgio said…

    E porque não combinarmos as duas coisas ? A serenidade do amor com a força arrebatadora e impulsiva da paixão.Esse, ao meu ver, é o cenário ideal !
    Parabéns pelo seu blog.Ele é muito reflexivo.

     
  • At 2:11 AM, novembro 29, 2005, Blogger Vera Lúcia said…

    Bem disse o Sérgio, vamos combinar? rsrs. Combinar as duas coisas é a saída. Beijos energizados

     
  • At 2:22 AM, novembro 29, 2005, Anonymous Regina said…

    Oi Amigo!
    Profundo seu post! Quando comecei a ler, lembrei que domingo passei vendo o Dormindo Legal! hehehe Estava chovendo em Curitiba, um friozinho... haaaaa foi bom mesmo para descansar. E é óbvio que descansados, melhor para namorar, rs
    Te desejo uma semana abençoada e cheia de alegrias.
    Um abraço.
    Regina

     
  • At 7:29 AM, novembro 29, 2005, Blogger Adryka said…

    Post muito lindo cheio de sentimento. beijinhos

     
  • At 8:34 AM, novembro 29, 2005, Blogger Tatiana Valentina said…

    que post ARREBATADOR.

    Bjs da portuga

     
  • At 12:41 PM, novembro 29, 2005, Blogger Ana Maria said…

    interessante o seu comentário no meu cantinho a beleza do poema é mesmo essa-as interpretações de cada um.
    fantastico.
    agora em relação e este seu texto está deveras apaixonante e disse tudo na hora-hihihi.
    jinhos

     
  • At 1:45 PM, novembro 29, 2005, Blogger Cris Bacelar said…

    No meu caso, domingo é dia de sentar num boteco e esquecer os problemas...rssss
    Quem nao tem cão, caça com gato ne, fazer o q?rsss
    Bjos

     
  • At 8:06 PM, novembro 29, 2005, Blogger Porquê? said…

    Querido Terragel,
    mais um "grande" texto!
    Entendi cada palavra, cada vírgula, cada ponto teu!!!
    Eu sou uma mulher que só sei viver em estado de "paixão".
    Adoro sentir que estou protagonizando essas frases "bobas". Adoro entregar-me a alguém 24 horas por dia, arranjar uma maneira subtil de marcar a minha presença, adoro sentir-me amada, ouvir um simples "bom-dia" deixa um enorme sorriso na minha boca... Enfim, sem paixão não sei viver, pois sem paixão não sou feliz.... Há pouco tempo atrás uma colega minha viu-me tão bem disposta, tão sorridente e tão feliz que disse "Claro, estás apaixonada"....
    É que mesmo que não tenha ao meu lado o meu amor, eu sinto-me feliz apenas por amar....Sinto-me uma priveligiada por amar dessa forma...
    Beijinho

     
  • At 9:50 PM, novembro 29, 2005, Blogger Alma de Poeta said…

    Gostei muito do teu texto. Falas duma coisa muito importante, a paixão. Quantas pessoas vivem a vida correndo atrás duma paixão e de outra e mais outra sem nunca a encontrarem. A Paixão vem primeiro, o amor depois. Eles se fundem e com mais ou menos intensidade a paixão vai e vem. É precio entendermos isso, para não passarmos a vida correndo , como crianças atrás de borboletas.
    O teu texto não é bonito é lindo. Adorei....deixo um beijinho

     
  • At 9:52 PM, novembro 29, 2005, Anonymous Crys said…

    é isso mesmo! Amei o texto, vc disse tudo... Agora mudando de assunto, vim aceitar e reforçar o convite para o tacacá... Será um grande prazer saborear esta delicia em tua companhia, rsrs beijos

     
  • At 12:14 AM, novembro 30, 2005, Blogger Camiles said…

    Adorei esse seu texto! Paixão, paixão, paixão, eu tenho um antídoto contra a paixão que vira angústia... Qd vejo que ela não pode pousar onde quer, me apaixono por outra pessoa. Resolve, eu vivo apaixonada e feliz, num eterno domingo! Mas o domingo é realmente o dia dos casais.
    beijos

     
  • At 4:09 AM, novembro 30, 2005, Anonymous Regina said…

    Prá você, Amigo...
    Um mundo colorido...
    um mundo feliz...
    um mundo cheio de paz...
    um mundo cheio de afeto...
    um mundo cheio de serenidade...
    um mundo cheio de esperança...
    e um dia cheio de alegrias!
    Passei para colorir, aquecer e alegrar
    um pouco mais seu coração!
    Um beijo carinhoso!
    Regina

     
  • At 11:29 AM, novembro 30, 2005, Blogger Claudia Perotti said…

    Sem dúvida nenhuma me delicio com teus textos.

    Paixão... O coisa boa de sentir!

    Beijos

     
  • At 11:40 AM, novembro 30, 2005, Blogger Vera Fróes said…

    Já tive algumas paixões e aproveitei o tempo curto que duravam. Mas depois que encontrei o amor, estou mais feliz. Tranquila.

    Bjos.

     
  • At 12:08 PM, novembro 30, 2005, Blogger luma said…

    E fica melhor ainda quando encontramos "a pessoa" com a mesma sintonia nossa! Bom dia!! Beijus

     
  • At 1:29 PM, novembro 30, 2005, Blogger FrOg said…

    Sabendo dos 'acessórios' de uma paixão, o que você achou da notícia que de acordo com pesquisas, foi revelado que a Paixão dura apenas um ano... o resto é administração!?

    Enfim, podem ser até todo dia domingo, mas tem algumas que parecem todo dia segunda-feira... ninguém merece!
    Abraço, téMais!

     
  • At 2:06 PM, novembro 30, 2005, Blogger Adryka said…

    Olá,mas o que é um "haraquiri" que coisa é essa!!! claro que quem namora deve ficar em casa é o lugar para todos os gostos

     
  • At 3:22 PM, novembro 30, 2005, Anonymous FrOg said…

    HaHa
    Talvez eu entenda um pouco mais do que eu admito entender. Mesmo sabendo ainda que é insuficiente.
    Mas enfim, obrigado pelo teste.
    Acho que percebeste que a migração está próxima. Ou não.
    Abraço.

     
  • At 4:10 PM, novembro 30, 2005, Blogger Sara MM said…

    mto bonito. mto bem visto... mas as do cinema conseguem deixar inveja (falsa) às vezes ;o)

    BJs
    PS- desculpa eu andar fugida...
    PS- depois vou pôr um post com a apanha da azeitona... e posso explicar umas coisinhas!
    PS- bem visto essa do azeite novo e vinho velho ;o) LOL

     
  • At 5:34 PM, novembro 30, 2005, Anonymous Vivian said…

    A paixão, a meu ver, é o antídoto do amor...
    Ela chega, arraza, dilacera, vai levando tudo, e quando acordamos, passou.
    Isso é ruim, penso eu...rss
    Prefiro a calmaria do amor...ai ai
    Mas adoro tuas reflexões...e adoro te ver no meu mundo...
    Beijos

     
  • At 6:49 PM, novembro 30, 2005, Anonymous T. said…

    Hoje não vou ler, não. Como é o 70º aniversário da morte de Fernando Pessoa, aproveito versos de um poema de Álvaro de campos para lhe explicar a razão:


    «Tenho uma grande constipação,
    E toda a gente sabe como as grandes constipações
    Alteram todo o sistema do universo,
    Zangam-nos contra a vida,
    E fazem espirrar até à metafísica.
    Tenho o dia perdido cheio de me assoar.
    Dói-me a cabeça indistintamente.

    [...]

    Preciso de [mais uma] aspirina.»

    Bj.Boa noite

     
  • At 6:53 PM, novembro 30, 2005, Blogger Su said…

    passei para deixar uma joca marada "a um sujeito feliz":)))

    +jocas, gostei de ler-te

     
  • At 8:45 PM, novembro 30, 2005, Anonymous Sparkling said…

    Oi! Gostei de ler o texto! ''Quando a paixão acaba não se sabe para onde ela vai''
    A paixão quando chega é uma loucura!

    Obrigada pelas visitas ao meu blog!
    =)

     
  • At 9:17 PM, novembro 30, 2005, Blogger Patty said…

    Gel

    Nunca li um texto tão esclarecedor sobre amor e paixão.
    Parabéns pra vc!
    Tens mesmo o dom!!!

    Um bela noite meu querido amigo!

     
  • At 1:27 AM, dezembro 01, 2005, Blogger lazuli said…

    Terragel, fico sempre estarrecida ao ler-te. Porque vejo no que escreves o reflexo dos afectos, das angústias, das alegrias e de todas as energias dos sentimentos e emoções. E a vida é para ser vivida com paixão, em todos os seus aspectos..

     
  • At 5:55 AM, dezembro 01, 2005, Blogger Paula Raposo said…

    Quer tudo toda a hora na hora! Curta mas intensa, a paixão é de uma beleza irracional! É muito bom apaixonarmo-nos sempre. Beijos para ti

     
  • At 2:28 PM, dezembro 02, 2005, Blogger Claudia said…

    Lindo demais esse post...
    Beijos e bom final de semana!!

     
  • At 9:14 PM, dezembro 06, 2005, Blogger Å®t_Øf_£övë said…

    Terragel,
    Em minha opinião há diferenças entre a paixão e o amor, porque apesar da paixão ser um sentimento inferior ao amor, a sua força e a sua energia são os grandes responsáveis por nos movermos além de nossos limites.
    Quando estamos apaixonados fazemos coisas que a própria razão duvida.
    Não é à toa que dizemos que quando estamos apaixonados vamos mais longe, e alcançámos mais. O perigo é a cegueira que a paixão nos trás. Por isso, a paixão é fundamental no início da conquista. Mas, para manter as nossas conquistas, nós precisámos evoluir os nossos sentimentos para o amor. A paixão leva-nos à conquista mas não a mantêm. O amor sim. A paixão é efêmera, impulsiva, e obsessiva. Já o amor é prudente, constante, perseverante, compreensivo, e altruísta. Portanto para conquistar temos que nos apaixonar, e para manter as nossas conquistas temos que amar.
    Abraço.

     
  • At 9:58 AM, março 08, 2007, Anonymous Ivania said…

    esse texto inteiro é da Adélia Prado??

     

Postar um comentário

<< Home