complexogel

O COMPLEXOGEL é um blog que integra o emocional, o mental, o intelectual e todas as formas do conhecimento, numa verdadeira salada de idéias

quinta-feira, novembro 10, 2005

SAUDADE

Saudade é o sentimento do desejo realizado, é o profundo sentimento dos momentos já vividos e a falta da pessoa amada. É ter a sensação que o seu amor ficou marcado no tempo.

A saudade é uma sensação engraçada. Quando nos lembramos dos momentos já vividos, viajamos no tempo e sentimos as mesmas coisas e sensações, sejam boas ou ruins.

Quando somos tomados pela saudade, imaginamos ver nossa amada em todas as horas do dia, nas músicas e em cada pequena coisa que vivenciamos juntos. Insistimos em desejar aquela pessoa, não medimos as conseqüências para vê-la e não controlamos nossos impulsos quando a vemos.

A saudade é o sentimento supremo que uma pessoa desenvolveu na outra.

Quando a pessoa amada vai embora, nós continuamos presos ao tempo e ao espaço daquele amor. Passamos a viver o tempo zero, quando o sentimento é intenso e o tempo passa a ser perturbador em nossas vidas. Por isso, não temos nenhum lugar e não nos adaptamos a lugar nenhum. Continuamos esperando uma volta que jamais acontecerá, sentindo o que não mais existe, preso às lembranças.

A saudade é como o jogo de xadrez, sentimos a ausência da pessoa amada tão vivamente, porque não há nada que possamos fazer para reverter à situação. Levar um xeque-mate é um sentimento verdadeiro, sobre o verdadeiro sentimento.
A saudade é gostosa, quando nos confessa a certeza de amar e ser amado. Saudade da liberdade dos momentos mais íntimos de nós dois. Saudade que se transforma em suor, tesão e prazer.


Porque a melhor coisa do mundo é matar uma saudade, aquela saudade de estar, e pertencer a você.

Se algum dia não me achares, basta você imaginar onde eu não estou e se dirigir para onde você acha que eu possa estar, aí me escolha no meio de seis bilhões que lá eu estarei. Procure-me nas estrelas.

59 Comments:

  • At 2:29 PM, novembro 10, 2005, Anonymous Dani said…

    sou inteiramente saudade...sempre...beijos doces...

     
  • At 3:53 PM, novembro 10, 2005, Anonymous enigmática said…

    Olá!passando pra matar a saudades!rsrrsr..Belíssimo texto..e justo pra mim,neh?saudades palavra presente em minha vida...já que
    uma enigmática vive em Utopia!!
    Bjão/Linda Tarde!

     
  • At 4:15 PM, novembro 10, 2005, Blogger Tatiana Valentina said…

    saudade é a palavra mais bonita,mais intensa da lingua portuguesa. Pode tanto ser um sentimento bom como mau... saudade é fogo :D

     
  • At 4:35 PM, novembro 10, 2005, Anonymous Vivian said…

    Quando sentimos saudades, é sinal que vivemos momentos lindos...
    E viva então a saudade!!!!

    Eu entendi sim seu comentário no meu Mundo, e lhe digo que é exatamente por conhecer este outro lado de um mundo que se apresenta muitas vezes pobre demais, é que eu quero estar então dentro deste mundo lindo que eu criei, não por alienação, mas por opção...
    Beijosss

     
  • At 4:36 PM, novembro 10, 2005, Blogger Patty said…

    Senti uma enorme saudade de tantas coisas,pessoas e momentos lendo seu texto.
    Senti saudade de vc tb...rs

    Meu filho tá bem e agora senti saudade tb pq ele está na escola..sniff

    Meu querido,adoro as suas palavras!
    Senti saudade até do que nunca vivi,se é q isso é possivel.

    Um grande abraço apertado e boa tarde pra vc.

     
  • At 4:46 PM, novembro 10, 2005, Blogger Lia Noronha said…

    Terragel: saudade é uma dessas palavras que as vezes conseguem embaralhar td!

    Beijos carinhosos e obrigada pela visita carinhosa ao meu Cotidiano.

     
  • At 5:29 PM, novembro 10, 2005, Blogger Claudia said…

    Olá!
    Fiquei feliz com sua visita...
    Seu blog é lindo, intenso.
    Apareça sempre!!!
    Beijo

     
  • At 6:21 PM, novembro 10, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Um em um milhão é meu amor...
    Somente um em um milhão
    É você meu amor

     
  • At 6:33 PM, novembro 10, 2005, Anonymous Debora said…

    Eu achava que eu e que era uma doente pelo tema amor mas pelos vistos nao sou a unica, bjinhos grandes gostei mt do teu blog

     
  • At 8:58 PM, novembro 10, 2005, Blogger luma said…

    Se saudade é uma palavra que existe somente no português, outros povos não a sentem? Beijus

     
  • At 9:09 PM, novembro 10, 2005, Blogger Sara MM said…

    A Saudade doi... não é coisa má, mas doi...não gosto!

    BJS

     
  • At 9:16 PM, novembro 10, 2005, Anonymous Lucia Villa Real said…

    Como a Sara já disse, saudade dói demais....

     
  • At 12:43 AM, novembro 11, 2005, Anonymous kakau said…

    eu nem kero falar de saudade... eu jah tow sofrenu de saudade antecipada, e eh mto ruím!!!
    bju pra vc e tdo de bom

     
  • At 1:54 AM, novembro 11, 2005, Anonymous Ostra said…

    Aiii!!!
    Sinto tanta saudade da minha mãe e do meu pai!!!
    essa eh a pior saudade!


    bjs

     
  • At 7:59 AM, novembro 11, 2005, Blogger Paula said…

    A saudade é um sentimento muito bonito... é tão bom, mas ao mesmo tempo faz sofrer... mas que não sente saudades é pq n ama.

     
  • At 8:09 AM, novembro 11, 2005, Blogger Marta said…

    descreveste a saudade de uma forma linda, cheia de sentimentos q lhe estão inerentes. as saudades levam-nos realmente a lugar nenhum, marcado por horas q n existem e sentimentos q sonhamos q voltaram...é smp bom ler-te. um bom fim de semana p ti tb :)
    bjs***

     
  • At 10:01 AM, novembro 11, 2005, Anonymous enigmática said…

    Olá!passando para o Bom Dia...que será habitual..uma ocorrência de devotamento..de empatia..de mistério que se uniu em uma enigmática com complexogel!!!Agradeço a presença em minhas casas
    sempre com muita mágia e ilusão.!!
    Sempre com um complexogel...com enigmas que nem mesmo uma enigmática conseguirá decifrar..!!
    Portanto..só me resta mesmo viver em UTOPIA!!!
    Lindo fim de Semana pra ti!!!
    Bjão/enigmática..a poeta,,da Web...
    Um poema pra ti!!!
    MERCADORAS DA ILUSÃO!
    Olá minha gente ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,To chegando!
    Podem vir.............
    Trago em meu cavalo...
    Muitos presentes ..........muitas Ilusões...
    Quem dá mais para as emoções!!!!

    Eu quero...eu quero.....
    Ah!mas querer não adianta....
    Precisa mesmo é sentir....
    Quem dá mais.....
    Tem que ter um coração...
    Dotado de Magias e Mistérios...
    Tem que sentir como a vida é bela...
    Tem que ter alguns critérios...
    Tem que ser sensível e sincero..
    Tem que ser Romântico...
    Tem que ser um eterno apaixonado!!!!

    Olhem só.....tenho outros produtos..aqui
    Não me deixem..tenho aqui novas oportunidades...
    Trago um pacote de amizade.....
    Neste pacote podem usar também....o coração!
    Terás amor eterno e duradouro...
    Terás que apenas praticar......
    O amor que será excepcional..
    Terás a fórmula para o...........
    AMOR INCONDICIONAL!!!!
    by)enigmática.

     
  • At 10:04 AM, novembro 11, 2005, Anonymous Sabrina Mieko said…

    Saudade é uma coisa estranha, ela consegue ser tão boa e tão ruim ao mesmo tempo... E o mais engraçado é que até a aplavra é única! Não existe uma tradução da "nossa" saudade que passe o sentido exato que ela tem em nossa língua pra qualquer outro idioma... Uma loucura!
    Bjs

     
  • At 11:40 AM, novembro 11, 2005, Anonymous Anônimo said…

    A saudade está relacionada com a dificuldade que temos de nos desapegar de quem amamos,mesmo quando sentimos que não somos correspondidos.Então é melhor pensar que o dia está lindo,que horas de liberdade e disponibilidade estão aí mesmo a nossa espera,..que a noite vai ser maravilhosa...e que tem muita gente interessante nesse mundo...
    E lembrando Vinícius..."Prá quem fica....deixo uma prece.."

     
  • At 11:59 AM, novembro 11, 2005, Anonymous Janaina said…

    Olá desculpe a demora em vir retribuir sua visitinha lá no meu cantinhu viu...eu fiquei mto feliz ao ler seu comentpario vc dizendo sobre ter pisado novamente na igreja...é rejuvenecedor sim amiga! é algo mto magico...não se afaste mais dela não..lá em comunhão com os demais irmãos buscamos a Jesus!!!!! Estarei orando por ti...pra que vc sempre vã a igreja, escute o chamado de Deus para sua vida!!! volte sempre lá no meu cantinhu viu..ficarei mtooo feliz!!!! que Deus ti abençoe e um ótimo final de semana! Bjossss

     
  • At 12:00 PM, novembro 11, 2005, Blogger Claudia Perotti said…

    Eu não gosto de sentir saudades.
    Não estou nas estrelas, estou no mar!

    Bom final de semana!

    Beijos

     
  • At 12:31 PM, novembro 11, 2005, Anonymous ana luar said…

    Todo o ser humano que "vive" sente saudades, não importa do que de quem, mas sente... No fundinho sempre sentimos. Não importa de quem ou do que, mas ela está lá, sempre presente...

     
  • At 4:01 PM, novembro 11, 2005, Blogger Ana Maria said…

    um final brilhante diria e muito agradavel-parabéns Terragel
    obrigada pelo teu comentario no meu post-foi simpatico.

    abraço

     
  • At 6:05 PM, novembro 11, 2005, Anonymous Ju said…

    A saudade esta em mim assim como em vc. Se viver vai senti-la, a menos que não tenha memória.
    Aquele lembrança da sua infância do cheiro que vinha da cozinha da sua mãe fazendo aquele bolo de chocolate, o cheiro de terra molhada... seja do que for, a saudade vai estar dentro de cada um de nós.
    Um ótimo final de semana.bjus

     
  • At 8:00 PM, novembro 11, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Quero mais é esquecer,todos que me causaram saudades.Tem muita gente no mundo...Chega de saudades vamos viver....

     
  • At 8:52 PM, novembro 11, 2005, Blogger lazuli said…

    lembrei-me da saudade..Não a perdi. Vivo com ela, sem temor..

     
  • At 8:57 PM, novembro 11, 2005, Blogger Betty Branco Martins said…

    Olá Terragel

    Vou chamar saudade

    A tua pura integridade delicada
    a tua permanente adolescência de segredo
    a tua fragilidade acesa sempre altiva
    Por ti eu sou a leve segurança de um peito
    que pulsa e canta a sua chama
    que se levanta e inclina ao teu hálito de pássaro
    ou à chuva das tuas pétalas de prata
    Se guardo algum tesouro não o prendo
    porque quero oferecer-te a paz de um sonho aberto
    que dure e flua nas tuas veias lentas
    e seja um perfume ou um beijo um suspiro solar
    Ofereço-te esta frágil flor esta pedra de chuva
    para que sintas a verde frescura
    de um pomar de brancas cortesias
    porque é por ti que vivo é por ti que nasço
    porque amo o ouro vivo do teu rosto

    Na saudade - de te sentir saudade...

    Bom fim de semana

    Beijinhos

     
  • At 2:34 PM, novembro 12, 2005, Anonymous Vera said…

    Saudade...torrente de paixão. Gel isso dá poesia! Beijos e bom final de semana.

     
  • At 3:16 PM, novembro 12, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Eu gosto dos seus escritos, um abraço...

    http://osaldanossapele.blogs.sapo.pt

     
  • At 4:22 PM, novembro 12, 2005, Anonymous Márcia(clarinha) said…

    sinto tantas saudades.....de coisas que nem sei.....
    acho que por isso vivo a olhar estrelas!!!
    lindo findi meu querido!!
    beijosssssssssssssss

     
  • At 4:46 PM, novembro 12, 2005, Anonymous £å£i said…

    ...se sentimos isso (saudades)..é porque sentimos algo maior...o amor..que é tb a base de seus escritos...bjus amigo...

     
  • At 6:03 PM, novembro 12, 2005, Anonymous Claudia said…

    Ter saudade é melhor do que caminhar sozinho... Em alguns momentos só ela pode preencher o vazio...essa semana toda ando saudosa tb.. de infancia de tempos idos rsrsr.. um beijo gem grandão

     
  • At 9:13 PM, novembro 12, 2005, Blogger Betty Branco Martins said…

    Olá Terragel

    Vim agradecer as palavras que deixaste no meu "espaço"

    Um grande beijo

     
  • At 9:50 PM, novembro 12, 2005, Blogger Su said…

    obgda pelas vistitas ao meu xanax

    gostei de ler-te...saudades

    a saudade é a presença da ausência

    jocas maradas deste lado do mar

     
  • At 12:34 AM, novembro 13, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Saudade, seria esse meu nome, se nao fosse Cristiane!rss
    Eu vivo sentindo saudade, sempre, de muita coisa, de muita gente!!
    Sentir saudade é bom, significa q as coisas valeram a pena!
    Bjao!!!

    Voltei!!!
    www.minhavidaenadamais.blogspot.com
    Cris Bacelar :)

     
  • At 7:39 AM, novembro 13, 2005, Anonymous Regina said…

    Bom dia meu amigo! Caí da cama e vim tomar o café da manhã com você, rsrs Adorei seu texto, é sempre bom parar um pouco e refletir, principalmente quando se fala de saudades... Um dia desses eu comenhtei com meu pai q sinto saudades da minha infancia, ele me disse q estou envelhecendo, pois é quando nasce a saudades do que já passou é q estamos mais amadurecidos. Talvez, ele tenha razão... rs Amigo, que o seu domingo seja mais um dia de alegria entre todos os alegres dias dessa semana que se inicia!!!
    Receba o meu carinho e beijo no coração.
    Regina

     
  • At 10:33 AM, novembro 13, 2005, Blogger Vera Lúcia said…

    Gel, todas as noites estou te procurando nas estrelas...Será que que acho?Bjs e bom domingo!

     
  • At 3:37 PM, novembro 13, 2005, Anonymous vida said…

    SAUDADE PALAVRA TRISTE, QDO SE PERDE UM GRANDE AMOR... EITA MUSICÃO NÉ , RSRS... SAUDADES, SAUDADES, QDO AFLORA, MACHUCA! BJS

     
  • At 4:29 PM, novembro 13, 2005, Blogger Estrela do mar said…

    ...passei para deixar um beijinho e desejar uma boa semana...logo que me sentir melhor, voltarei...porque neste momento estou cheia de saudades da minha mãe...que partiu no dia 2/09...

     
  • At 7:40 PM, novembro 13, 2005, Anonymous Cissa said…

    "Saudade é um pouco como fome. só passa quando se come a presença. mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."
    [Lispector]

    porque ela sabe das coisas melhor que eu.

    =**

     
  • At 8:00 PM, novembro 13, 2005, Anonymous 25MAX04 said…

    Saudade é a falta do tempo em que se tinha o que hoje não se tem!

     
  • At 8:48 PM, novembro 13, 2005, Blogger Å®t_Øf_£övë said…

    Terragel,
    Para mim a saudade é um sentimento bom e mau ao mesmo tempo.
    Mau porque quando sentimos saudade significa que quem gostamos está longe de nós. Bom porque significa que há pessoas na nossa vida que são tão importantes que a sua ausência provoca em nós esse sentimento.
    Mas para mim a pior saudade, é a saudade daquilo que não vivemos com quem amamos, a saudades do que não fizemos juntos, de tudo que não trocamos, das coisas simples que nunca vivemos... sinto tantas saudades dela, que acabo com saudades de mim. Sinto saudades do que ainda viverei com ela. Adoraria te-la aqui comigo, para juntos passearmos de mãos dadas... abraçados...
    Boa semana para ti.
    Abraços.

     
  • At 7:55 AM, novembro 14, 2005, Anonymous T. said…

    Saudade...

    também eu contemplarei as estrelas. Todas as estrelas são poços com uma roldana ferrugente. todas as estrelas me darão de beber , Antoine de Saint-Exupéry, O Principezinho

    Abraço. T.

     
  • At 11:45 AM, novembro 14, 2005, Anonymous rosemari said…

    MARKETING - FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO
    1. Você vê um cara numa festa. Você vai até ele e diz: "Eu sou muito boa de cama". Istoé Marketing Direto.
    2. Você está numa festa com um grupo de amigas e vê um cara. Uma delas vai até ele e, apontando para você, ela diz: "Aquela ali é fantástica na cama". Isto é Publicidade.
    3. Você vê um cara numa festa. Você vai até ele e consegue o seu telefone. Você liga no dia seguinte e diz: "Oi! Eu sou ótima de cama". Isto é Telemarketing.
    4. Você vê um cara numa festa. Você se levanta, ajeita o vestido, vai até ele e diz: "Com licença". E ajeita a gravata dele, roçando seu braço e completa: "A propósito, eu sou muito boa de cama". Isto é Relações Públicas.
    5. Você está numa festa. Um cara se aproxima de você e diz: "Me disseram que você é maravilhosa na cama". Isto é Reconhecimento de Marca.
    6. Você está numa festa e vê um cara. Você o convence a ir para casa com a sua melhor amiga. Isto é Representação de Vendas.
    7. Sua amiga não o satisfaz e ele liga para você. Isto é Suporte Técnico.
    8. Você está a caminho de uma festa quando se dá conta de que poderia haver um monte de caras em cada uma das casas pelas quais está passando. Você sai do carro e, do meio da rua, grita bem alto: "EU SOU FANTÁSTICA NA CAMA!" Não faça isso: Isto é Spam.

     
  • At 4:51 PM, novembro 14, 2005, Anonymous Lidiane said…

    Tbm sinto saudades de tanta coisa..de tanta gente...pessoas q passaram pela minha vida e outras q eu tenho certeza q tbm passarão e q nunca mais vou vê-las..saudades
    do ultimo minuto q passou e naum terá mais volta..enfim, são tantas saudades...saudades de vc lá no meu blog tbm, viu..rs! bjo.

     
  • At 5:16 PM, novembro 14, 2005, Blogger Ananda said…

    Ai, a saudade! sentimento tão português, só entendi pelos falantes de lingua portuguesa. Não há como dize-lo de outra forma! Aquele vazio que se sente no coração, só se pode chamar saudade!
    Bjs!

     
  • At 5:21 PM, novembro 14, 2005, Blogger Lana said…

    suadade..ainda ha pouco tempo me perguntei o porquê desse sentimento..mas acho k é como tds os outros..nao tem pk..existe e pronto

     
  • At 6:22 PM, novembro 14, 2005, Blogger Visible Silence said…

    Querido amigo,
    Tens toda a razão... "a melhor coisa do mundo é matar uma saudade, aquela saudade de estar, e pertencer a você"...
    Só se sente saudade do que se viveu e gostou...sentir saudade do que não se viveu é... pura demagogia... pura ilusão...
    Tudo o que aqui leio tem o dom de me fazer pensar... questionar as poucas certezas que por momentos penso ter e quererem dar-me...
    São várias as maneiras que a vida tem de nos abrir os olhos...
    Quem sabe se não é o que aqui leio que influenciará a minha vida???
    Beijinhos

     
  • At 6:43 PM, novembro 14, 2005, Blogger Desconhecida said…

    Saudade...palavra única no mundo que define a nostalgia de algo, a falta de alguma coisa. Palavra muito presente no também único e bem Português Fado!

     
  • At 9:11 PM, novembro 14, 2005, Blogger Martuxa said…

    Saudades...... Sentimento português. Saudades de tudo de todos.......
    Saudades.......
    Sorrisos e beijos
    Boa semana

     
  • At 12:42 AM, novembro 15, 2005, Anonymous Crys said…

    Saudade é um abraço que aperta. Eu sou uma saudosista irrecuperável. beijos e bom feriado!

     
  • At 10:39 AM, novembro 15, 2005, Anonymous Anônimo said…

    eu não quero mais sentir saudades.. ela me arranca o coração com os dentes.
    te beijo
    Nefertari

     
  • At 2:28 PM, novembro 15, 2005, Anonymous Karol said…

    Ai ai a saudade... como dói...
    Não só o sentimento com a pessoa amada, mas dos dias de alegria, dos momentos de felicidade, momentos que provavelmente nunca voltaram a se repetir...
    Bjinhos, tenha um ótimo feriado =)

     
  • At 3:24 PM, novembro 15, 2005, Blogger Vanessa said…

    "A saudade não é porque estamos longe mas sim porque um dia já estivemos juntos" frase que está na lápide da minha Bisa...

    Beijos

     
  • At 8:16 PM, novembro 15, 2005, Anonymous Bite For Delight said…

    I'm back ..so passei para deixar uns grandes beijinhos

     
  • At 1:02 PM, novembro 16, 2005, Anonymous Morgana said…

    Uau! Encontra-me nas estrelas? Ok sou sua vizinha
    beijos

     
  • At 1:03 PM, novembro 16, 2005, Anonymous Morgana said…

    Uau! Encontra-me nas estrelas? Ok sou sua vizinha
    beijos

     
  • At 5:15 PM, novembro 20, 2005, Anonymous Renatinha said…

    Demais esse blog... e obrigada pela visita, espero vê-lo mais vezes por lá. Sua opinião é importante, entre, sente-se e fique a vontade...
    Beijos,
    Renatinha

     
  • At 9:24 PM, novembro 20, 2005, Blogger Porquê? said…

    Caro amigo,

    Quando existe a verdadeira saudade é bom, é a maior prova que vivemos a magia da cumplicidade, o previlégio do amor correspondido. Mesmo que esse amor tenha já terminado, resta-nos a consolação dos momentos felizes, das brincadeiras, de tudo o que nos trouxe paz e harmonia.
    "Quando a pessoa amada vai embora, nós continuamos presos ao tempo e ao espaço daquele amor" - como certamente compreenderás, esta frase tocou-me especialmente!!!!
    Mais uma vez me surpreendeste com um texto magnífico. Como gosto de te ler!!!
    Boa semana para ti,
    beijinho

     

Postar um comentário

<< Home