complexogel

O COMPLEXOGEL é um blog que integra o emocional, o mental, o intelectual e todas as formas do conhecimento, numa verdadeira salada de idéias

sábado, janeiro 21, 2006

LIBERAÇÃO EMOCIONAL MASCULINA - parte 3

Somente através da livre expressão dos sentimentos masculinos. O homem pode estabelecer um contato verdadeiro, significativo e profundo com as mulheres.

Aos homens foram ensinados que, para ser homem, ele tinha que ser duro, em todos os sentidos. Certamente quem concluiu isso não era feito de carne, mas de pedra. Tivesse o cidadão reconhecido que tinha um corpo, e perceberia a começar de si próprio, que as principais características do ser humano - macho ou fêmea - são a sua flexibilidade, a sua leveza, a sua extrema sensibilidade, a sua inteligência e a sua capacidade quase infinita de se adaptar e de se transformar.

Entretanto, do modo cruel como o homem foi ensinado a tratar a si próprio, parece que essas características, com exceção da inteligência pertencem apenas à mulher. De onde resulta vergonhoso para um homem identificar-se com elas, pois, na bíblia da superioridade masculina, coisas de mulher são necessariamente coisas inferiores e indignas de um verdadeiro homem.

A vantagem é que essas características não precisam ser ensinadas a ninguém, pois, todos nós, homens e mulheres, já as trazemos de “fábrica”. Ou seja, não há nada a aprender, mas somente a desaprender:

· Desaprender que homem não chora (chora sim, como qualquer pessoa!)
· Desaprender que homem não é sensível ao toque (é sim, e muito, tanto quanto a mulher)
· Desaprender que homem não tem necessidade de se expressar corporalmente (é claro que tem!).


Sem esses bloqueios de natureza física (resistência ao toque), intelectual (valores “machistas”, repulsa a feminilidade) ou emocional (auto-repressão dos sentimentos e emoções), o homem vai poder assumir verdadeiramente a sua condição de gente, vai poder verdadeiramente amar e ser amado.

37 Comments:

  • At 10:34 AM, janeiro 21, 2006, Blogger Roma Dewey said…

    Meu Deus! Que grata surpresa voce aparecer no meu blog! Fiquei sua fan, e vou voltar para ler mais! Anyway, que nickname curioso! Parece alguma coisa como gel pra cabelo! De onde vem isso? Um grande becito in tu!

     
  • At 12:46 PM, janeiro 21, 2006, Anonymous Crica said…

    É engraçado essa questão das diferenças, Tô lendo o livro "Porque os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor", ele trata justamente disso, das diferenças entre homem e mulher, mas muitas dessas difeenças só estão na nossa cabeça mesmo de sociedade hiper machista...
    Bjusss, adorei sua visitinha...e não sou mulher perfeita não viu....rsss

     
  • At 1:58 PM, janeiro 21, 2006, Anonymous Saramar said…

    Terragel, boa tarde!

    Acho que os homens sempre sofreram muito com esses mitos justamente por serem obrigados a sufocar em si todas essas características que, como você explicou muito bem, constituem aquilo que nos torna humanos, amantes e amados.
    Obrigada, querido.

    Beijos

     
  • At 3:19 PM, janeiro 21, 2006, Blogger Paula Raposo said…

    Sem dúvida...e até lá, só lhe resta o pouco instinto com que foi dotado! Beijos.

     
  • At 7:57 PM, janeiro 21, 2006, Anonymous TUXA said…

    PASSANDO PRA LER A CONTINUAÇÃO DE SEUS TEXTOS E DESEJAR UM DOMINGO LINDO PRA VC
    BJ EM SEU CORAÇÃO

     
  • At 8:09 PM, janeiro 21, 2006, Anonymous Flávia said…

    A cada texto, mais emoção, mais verdade. Aplausos!

     
  • At 10:08 PM, janeiro 21, 2006, Blogger Vera Lúcia said…

    Gel querido amigo: postei mais poesias, umas inspiradas e outras nem tanto....rsrs. Beijos mais de 1000! Bom domingoooo!

     
  • At 10:47 PM, janeiro 21, 2006, Anonymous Karol said…

    É Gel, o homem de hj já não é mais o homem das cavernas! Tenho que te parabenizar novamente por essa série de posts: Parabéns amigo, tem sido demais!
    Bjinhos, tenha uma ótima semana =)

     
  • At 11:46 PM, janeiro 21, 2006, Anonymous vida said…

    COMO SEMPRE SEUS POSTS É UM ENSINAMENTO, ISSO ATÉ ME INSPIRA, TOCA A MINHA ALMA. SIMPLESMENTE É T UDO VERÍDICO. BJS NO CORE E FICA NA PAZ

     
  • At 9:08 AM, janeiro 22, 2006, Anonymous Mar said…

    Bom....... a única coisa que falta na maioria dos homens é amar e respeitar os animais. Todo homem que respeita a dignidade dos animais sabe lidar com uma mulher.
    -Homem estúpido com animal também o é com uma mulher e não merece confiança nem dos melhores amigos.
    Boa semana guerreiro em busca do arco-iris.

     
  • At 6:58 PM, janeiro 22, 2006, Blogger Su said…

    belo texto, gostei
    jocas maradas

     
  • At 7:24 PM, janeiro 22, 2006, Anonymous T. said…

    Concordo em género, número e grau! :-)

    Beijinho daqui, em noite de conhecer o resultado das eleições presidenciais.

     
  • At 11:34 AM, janeiro 23, 2006, Blogger Paula said…

    Concordo com vc, quem inventou esse negócio de que homem não pode chorar, homem tem que ser duro, não pode ter coração...
    Mas sorte que existe um coisinha chamada evolução, e isso vale para todos os sentidos até mesmo para os nossos sentimentos e inteligencia, com isso o homem vem aprendendo e bem a se soltar, a ser mais sensível,e viver uma vida de verdade...

    Amigo, reclamei tanto do calor que agora ele não quer voltar mais :( Tempo doido esse, e eu mais ainda... por estar morrendo de saudade daquele calorão rsrs
    Beijocasssss e boa semana!!

     
  • At 12:46 PM, janeiro 23, 2006, Blogger OnlyMe said…

    OLÁ, OBRIGADA PELA TUA VISITA AO MEU BLOG, APARENTEMENT ÉS O ÚNICO ... Alvor é uma bonita vila piscatória, vale a pena visitar!
    E já agora quem ganhou as eleições em Portugal foi o Cavaco Silva!!

     
  • At 12:55 PM, janeiro 23, 2006, Blogger Claudia Perotti said…

    Querido,

    Amei as tuas palavras deixadas em minha página. Não tenho nada de especial, talvez uma intensidade acima do normal, não mais do que isso.

    Viu o convite no meu blog? Venha fazer parte do meu mundo!

    Sobre teu texto:

    Excelente! Tem abordado assuntos bastante interessantes e esse sobre a natureza masculina está fantástico.
    Infelizmente ainda encontramos em nosso meio muitas pessoas que parecem feitas de pedras e não de carne e osso. Quem sabe um dia muda!

    Deixo-te um desejo de excelente semana!

    Beijinhosssssss

     
  • At 2:18 PM, janeiro 23, 2006, Blogger Nilza said…

    Olá!

    Bom dia. Hoje, vim lhe pedir a opinião sobre um relato que faço em meu blog. Se vc puder ficarei feliz.

    Beijos e boa semana

     
  • At 3:37 PM, janeiro 23, 2006, Anonymous TUXA said…

    passando hj bem rapidinho pra desejar pra vc uma linda semana...ah e fique descansado que não trago qualque rcomprimido não rsssss
    bj em seu coração e obrigada por seu carinho fuiiiiiiiiiii rssss

     
  • At 7:05 PM, janeiro 23, 2006, Anonymous Saramar said…

    Olá, Terragel.
    Deixei um recado para você no http://abrindojanelas.blogspot.com.
    Vá lá dar uma olhadinha, se quiser.
    Obrigada
    Beijos

     
  • At 8:16 PM, janeiro 23, 2006, Anonymous Maitê said…

    vale a pena ver... É um lindo filme sobre animais...

    Um abraço

     
  • At 8:35 PM, janeiro 23, 2006, Anonymous Ane said…

    Concordo com você! O homem precisa assumir seu lado feminino,assim como nós mulheres assumimos nosso lado masculino.Vc já assistiu o filme:Se eu fosse você?O tema é um complemento do seu texto!Bjo!

     
  • At 9:35 PM, janeiro 23, 2006, Blogger Estrela do mar said…

    ...subscrevo na íntegra tudo o que li...além de sermos fisicamente diferentes, e de termos alguns comportamentos também desiguais, no que consta a tudo o que tem a ver com o sentimento, a forma de sentir...não há diferença não...


    Jinhos e boa semana.

     
  • At 10:42 PM, janeiro 23, 2006, Blogger naoseiquenome usar said…

    Sem tempo para quase nada, venho aqui agradecer as tuas palavras e... deixar-te um beijo!

     
  • At 12:07 AM, janeiro 24, 2006, Anonymous NADJA said…

    OIES..VIM BEM ACOMPANHADA HOJE AMIGO KKKCOM MEU ELEFANTUXO KKKKKKKK
    boa sorte miguxinho!!!
    Dizem que o elefante traz sorte, felicidade, amor para as pessoas, principalmente qdo se ganha um...
    Então, estou te dando um elefante de presente!!
    desejo a vc uma ótima semana...
    Bjinhuuusss
    ........................___________
    ....................../xxx...........xxxx. __
    ...................../xxxx...........xxxxx/ ....___
    ..................../ xxxx.............xxxx|...........
    ...................|xxxx.............xxxx |............|
    ...................|xxxxxx.......xxxxx/ .....o......|.....__
    ....................|xxxxxxxxxxxxxx......>..../...../.../
    .................../ ...........................__...../__/.../
    ................///.........._____.....__/ ...______/
    .....................|...........||...........|
    .....................|___|__)|___|__)

     
  • At 9:47 AM, janeiro 24, 2006, Anonymous Regina said…

    Querido Amigo!
    Já pronta para sair e me recordo que tenho que ficar mais uns minutinhos aqui...
    Não comecei meu dia te desejando Bom Dia! E também não te perguntei ainda: Como Vai você ????
    Então, rapidinho eu te desejo um bom dia, com muita alegria, com saúde, juntamente com toda tua família.
    Que ao sair de casa, não tropeces, seja sorridente com teus vizinhos, colegas de trabalho...
    Que sejas paciente e compreensivo com todas as situações que surgirem ao longo do dia.
    E que ao retornares pra casa tenhas ainda muita disposição.
    E não esquecendo do principal, que ofereças cada ato do dia de hoje pra quem mais te ama: Jesus.
    Beijos doces pra você!
    Regina

     
  • At 10:47 AM, janeiro 24, 2006, Blogger luma said…

    Seria tudo culpa das mulheres? Afinal, todo homem tem uma mãe que o educa!! Boa semana! Beijus

     
  • At 12:51 PM, janeiro 24, 2006, Blogger Patty said…

    Oi amigo,andei sumidinha daqui,Férias e pouco tempo viu? E vc sumiu tb...aff
    Estou lendo e atualizando minha leitura no seu blog,um beijinho e ótima semana

     
  • At 2:19 PM, janeiro 24, 2006, Blogger stela said…

    Deixaste muito pouco por dizer!
    Gostei de te ler!
    bjs

     
  • At 3:03 PM, janeiro 24, 2006, Anonymous Vivian said…

    Sentidos, não tem sexo, né meu lindo?
    Portanto bloqueá-los seria um pecado muito grande com a vida.
    Homem ou mulher, tanto fa, ambos respondem iguais quanto a sentimentos.
    Isso é natural do ser humano, e não características diferentes.
    Aqui a gente aprende...
    Vc é lindo
    Saudades...
    Bjs

     
  • At 4:01 PM, janeiro 24, 2006, Anonymous Enigmática said…

    AIAIAIAIAIA QUE SENSSAÇÃO GOSTOSA
    QDO ME DEIXA ESTES RECADOS ENIGMÁTICOS.PRA MIM..AS VEZES PENSO QUE ESTOU TE ABORRECENDO POR ISTO EVITO UM POUCO DE APARECER..PQ JÁ SOU UMA CONSTANTE EM TUA CAIXA DE MAIL,COM MEUS POEMAS..NEM SEI SE TU GOSTAS.DELES MAS VOU TE MANDANDO..NÃO ESTOU CONSEGUINDO ABRIR TUA PÁGINA NO ORKUT..
    MAS ME DIGA AMIGO..GOSTASTES DO POEMA "MEU DOCE MEL????
    ERA PERSONALIZADO!!
    BJUS/ENIGMÁTICOS.RSRSRSRS

     
  • At 4:19 PM, janeiro 24, 2006, Anonymous Enigmática said…

    AGORA VAMOS AO QUE INTERESSA AQUI!!
    VEJAMOS..EU PENSO:-
    *AMAR E SER AMADO:-CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO.
    *DESAPRENDER= TAREFA MUITO DIFICIL,QDO CERTOS HOMENS JÁ VEM CARREGANDO ISTO DE ERAS PARA ERAS.
    ACREDITO SIM NO POTENCIAL DOS QUE QUEREM SE ATUALIZAR NESTA NOSSA NOVA ERA..FAZER SIM UMA RECICLAGEM
    EM SEUS VALORES E OBJETIVIDADE.
    PQ VEJA MEU AMIGO..A LIBERAÇÃO DAS MULHERES E ATÉ MESMO A LIBERTAÇÃO DOS ÍCONES QUE LHE ERAM ATRIBUIDOS
    EM ÉPOCAS OUTRORA..DEIXOU DE TER VALOR PARA NÓS.
    EU SOU ENIGMÁTICA..SUSPEITA ATÉ PARA EXPOR MEUS PENSAMENTOS..
    MAS SOU LIVRE..E NÃO ME IMPORTO E NEM DOU OUVIDOS A ESTA NOSSA SOCIEDADE BRASILEIRA..ONDE TODOS SE DIZEM MODERNOS ,MAS SO DA BOCA PRA FORA..MUITOS AINDA CARREGAM EM SEUS CORAÇÕES..OS VÍNCULOS DA IDADE DA PEDRA.!!
    PORTANTO VEJO Q CERTOS HOMENS TEM MESMO QUE SE RECICLAREM PARA NÃO PERDER SEUS AMORES!!
    NO MAIS DO TEXTO..PARABÉNS CONCORDO COM TUDO..
    MUITO BOA TUA MATÉRIA..ADORO ESTES
    TEXTOS POLÊMICOS!!BOA ESCOLHA!!!
    LINDA SEMANA PRA TI.
    GRATA MUITO GRATA PELA AMIZADE.
    TE ADORUUUUUUUUUU//
    BJUS/.

     
  • At 9:35 PM, janeiro 24, 2006, Anonymous Liliane said…

    Visitinha de médico pra matar a saudade...
    bjoks

     
  • At 10:18 AM, janeiro 25, 2006, Anonymous Regina said…

    Bom dia meu amigo!
    Obrigada pela gentil visita. Minhas festas foram ótimas, graças ao bom Deus. Família toda reunida...comi demais e agora estou em dieta, rsrs Na verdade nem engordei, foi meu biquini que encolheu. hehehe
    Fique com Deus
    Um abraço carinhoso
    Regina

     
  • At 10:46 AM, janeiro 25, 2006, Blogger Mónica said…

    Olá,

    desde já agradeço a simpática visita deixada no meu cantinho, todas as palavras que por lá deixas-te simbolizam também muito daquilo que és.

    Gostei muito do texto, concordo com tudo o escreves-te, porque independentemente do sexo, todos somos seres humanos dotados das mesmas estruturas físicas e psiquicas à nascença.

    Eu costumo dizer que :

    "Cobarde não é o homem que chora por tristeza ou alegria, mas sim aquele que não chora por vergonha de se mostrar".

    :)

     
  • At 10:54 AM, janeiro 25, 2006, Anonymous NADJA said…

    OIE AMIGUXOOOOO
    ACHEI BONITINHO ESSES DIAS MEU MARIDO..MORO NUM LUGAR LINDO AQUI EM PETROPOLIS... PARECE UM PARAIZO MUITOS PASSAROS MUITO VERDE AGUA DE MINA..AI UM PASARINHO QUEBROU O PÉZINHO ...MEU MARIDO CUIDOU DELE..COLOCOU ELE NUMA CAIXINHA..TALOU A PERNINHA ENFIM ..O PASSARINHO SAROU E NA HORA DE COLOCAR O PASSARINHO PARA VOAR ..O PASSARINHO SAIU VOANDO ..MEU MARIDO CHOROU COMO UMA CRIANÇAKKKKKK..ACHEI LINDO..TÁ VENDO HOMEM QUE É HOMEM TEM EMOÇÕES DEVE CHORAR PRA CARACASKKKKKKKKKK
    BEMM FUIIIIIII
    VC MORA NO MEU???????
    _______★★★★★___________★★★★
    _______★★★★★★★★★______★★★★★★★★
    _____★★★★★★★★★★★★___★★★★★★★★★★★
    _____★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★
    _____★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★
    ______★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★
    _______★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★★
    _________★★★★★★★★★★★★★★★★★★★
    ____________★★★★★★★★★★★★★★
    _______________★★★★★★★★★
    _________________★★★★★★
    __________________★★★
    ___________________★


    .:*~*:._.:*~*:._.:*~*:._.:*~*:._.:*~*:._.:*~*:.
    ....*... *.OTIMA. * . *… . ...QUARTA-FEIRA.*
    .:*~*:._.:*~*:._.:*~*:._.:*~*:._.:*~*:._.:*~*:.

     
  • At 1:01 PM, janeiro 25, 2006, Anonymous Janaina said…

    Olá amigo..tenha uma linda quarta-feira! Bjos e fique com Deus

     
  • At 1:55 PM, janeiro 25, 2006, Anonymous  said…

    Excelente teu post...parabéns ...

     
  • At 2:19 PM, janeiro 25, 2006, Blogger Betty Branco Martins said…

    Querido Terragel

    Os teus posts são sempre o MÁXIMO!!!


    "Cada homem tem em si um continente de carácter por descobrir. Feliz aquele que age como Colombo na sua própria alma".

    Beijinhos

     

Postar um comentário

<< Home