complexogel

O COMPLEXOGEL é um blog que integra o emocional, o mental, o intelectual e todas as formas do conhecimento, numa verdadeira salada de idéias

segunda-feira, maio 15, 2006

IMPACIÊNCIA EMOCIONAL

Somos cada vez mais complexos, aliás, a simplicidade parece rondar a contramão da nossa tão sonhada satisfação. Os desejos não perduram, não sobrevivem serenamente como realizados, vivemos na trilha dos desconfortos que motivam outros desejos, novas aventuras e novas frustrações.

Não contemplamos, não vivemos nossasrealizações, não,não...
Preferimos almejar fusões loucas e descabidas, dignas de uma bela estadia num hospital psiquiátrico... Que loucura!

Já perceberam como nos queixamos das coisas? Se namorados, ficamos saudosos, relembrando os velhos tempos de solteiro, as festas, mulheres, a liberdade e as badalações que tal condição nos proporcionava... Se solteiros, babamos no vazio, observando melancolicamente os casais na rua, lembrando do colo, do cheiro, do amor, do domingo no cinema e de tudo mais que a relação trazia de bom.

Se empregados, reclamamos do salário, do chefe, do cansaço e do stress que o mercado conspira.

Se desempregados, queixamos da falta de grana, do alto nível de exigência e das poucas oportunidades oferecidas... Assim, nada desce bem. Todo emprego será chato e nenhuma condição sentimental ou pessoal será ideal. Estaremos, de certo modo, fadados a navegar pelo mar da insatisfação. Isso parte dessa idéia chata de perfeição, de prepotência e de sucesso cotidiano... Nos julgamos dispostos demais... A trabalhar como loucos, a assumir relações, a sermos cúmplices, fieis e jorrar amor aos quatro cantos, mas por vezes e vezes descobrimos que não estamos prontos, para uma urgência emocional, outrora por carência, solidão e certamente, na maioria das vezes por imaturidade afetiva, por pura impaciência emocional.

Somos todos iguais. E não há nenhum remédio, senão o amadurecimento produzido pelo tempo, capaz de nos suprir e de nos livrar disso. Num outro tempo, já maduros e equilibrados, descobrimos que unir o bonitão das paradas e uma boa namorada na mesma face é impossível e que o namoro e a balada nunca se casarão... De fato, as coisas não serão sempre perfeitas como desejamos, mas a convivência com nossos erros nos ensinam a entender e a valorizar aquilo que é nosso, aquilo que conquistamos pelo que somos.

A vida é e sempre será de momentos, oportunidades e opções.

31 Comments:

  • At 6:48 PM, maio 15, 2006, Blogger Rô sensualidade said…

    Nem tudo q reluz é ouro costumo usar isso... acho q com o tempo aprendemos a dar valor o q antes achavamos sem GRAÇA...e ai q mora o grande mistério...encergar melhor as coisas/pessoas ao nosso redor.
    BEIJOS!

     
  • At 8:09 PM, maio 15, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Conheci o seu blog há muito pouco tempo, no entanto, o suficiente para me interessar...
    Tenho uma questão a colocar sobre o post de hoje: Estaremos destinados a comformarmo-nos com o que temos? Será assim tão negativo aspirar a relações melhores (apesar de as nossas nos satisfazerem medianamente)?
    Porque nos é vedado o direito a sonhar (e a buscar) aquilo que achamos que nos preencherá verdadeiramente, ao invés de nos reconfortarmos diariamente com as nossas "aquisições afectivas"....e nos resignarmos à estabilidade da vida burguesa? Porquê, porquê, que não podemos alcançar (pelo menos a aspirar) ao sublime e à plenitude, de ter pelo menos uma vez na vida a as emoções e os sentimentos ao rubro...e ser correspondida.

     
  • At 9:19 PM, maio 15, 2006, Blogger Catwoman said…

    Somos todos iguais...

    Disseste tudo.(gostei mt deste post)

    Miauuu

     
  • At 1:06 AM, maio 16, 2006, Anonymous Dalila Flag said…

    Seu post é verdadeiro, tem todos os fundamentos que mostram que somos sempre imaturos e insatisfeitos. E uma das teses me bateu direto:
    "Preferimos almejar fusões loucas e descabidas, dignas de uma bela estadia num hospital psiquiátrico..."
    Mas, já tive a fusão adequada, socialmente aplaudida, de acordo com os padrões de sanidade esperada. E quase morri de tédio!!! Agora, pelo que vc leu em meu blog, vivo a "loucura" do incorreto. Mas, surpreendo-me feliz e rindo: como o proibido é atraente!!!
    Beijos, querido amigo

     
  • At 8:47 AM, maio 16, 2006, Anonymous enigmática said…

    iuuuuuuuubi!!Tu voltou!!que bom!!!!
    Mas sua tese..e mesmo verdadeira
    eu eu não acredito em amadurecimento,neste caso citado ai,
    nós seres humanos,primamos por não estarmos satisfeitos com nada.....
    Sempre almejamos..mais..e diferentes...formas...eu sou assim
    INSATISFEITA.
    BIJUUUUUUUUUSSS/

     
  • At 12:08 PM, maio 16, 2006, Anonymous Anônimo said…

    é verdade..
    porque será que o ser humano nunca está satisfeito, né?

    te beijo

    Ne

     
  • At 1:23 PM, maio 16, 2006, Anonymous Afrodite® said…

    Nunca estamos felizes com nada né não? Concordo com vc...

    Mas olha só meu querido...
    Tive q fazer uma viagem...
    Venha conferir como foi?!

    Beijo carinhoso meu. ;)
    http://tokdeseducao.zip.net/

     
  • At 1:32 PM, maio 16, 2006, Anonymous vida said…

    Oi sumido!!! Nossa, já estava com saudades, sou sua fã, então gostaria de pedir algo, se algum dia vc não mais possui blog, ou não quiser postar o que pensas, manda pra mim, postarei poor vc no meu blog, gosto demais do que escreve e claro os direitos autorais serão seus. Mesmo se não quiser q eu posto, mande-me um e-mail, vou deixar meu e-mail assim, não vai esquecer: patymor_es@yahoo.com.br

     
  • At 5:53 PM, maio 16, 2006, Anonymous Paspa said…

    ...Tem um bom tempo já que não lembro mais do colo, do cheiro, nem do amor...

    Sim, difícil estar satisfeito. Difícil aceitar as coisas como elas são...Mas, o tempo, sempre ele, acaba nos mostrando um monte de coisas.

    A última frase, resume como temos que ser: viver os momentos, refletir sobre as oportunidades e ver se valem a pena ou não e escolher, pq nós somos aquilo que a gente escolhe ser.


    xero

     
  • At 7:58 PM, maio 16, 2006, Anonymous Ju said…

    Não acho que somos todos iguais, em algumas fases até podemos pensar da mesma forma, mais com o passar do tempo, as experiências vividas, nos tornamos um pouco diferentes tanto em qualidades como em defeitos.
    E a insatisfação nem sempre é vista como um ponto negativo, pois muitos se acomodam com um tipo de vida, por isso acho que quando conseguimos conquistar um sonho e depois de conquistado vc já esta insatisfeito pensando em conquistar outro, isso é um ponto positivo pois a vida é assim feita de motivação.

     
  • At 7:06 AM, maio 17, 2006, Anonymous Mily said…

    É próprio do ser humano essa instabilidade emocional, essa impaciência, esse querer tudo aquilo que "ainda" não temos, esse viver em busca de algo que, muitas vezes nem sabemos o que é, esse viver mais em função do futuro, esquecendo que o presente é aquele futuro que divisamos lá no passado. Torna-se um ponto positivo esse buscar de melhoras, essa idealização de projetos, esse sonhar sempre com algo melhor, quando essa "impaciência" projeta os esforços para a realização daquilo que almejamos. O que vejo como negativo é justamente o fato de deixarmos de viver em sua plenitude aquilo que já conquistamos (família definida, profissão bem encaminhada, relacionamentos afetivos bem estruturados). Vem dessa instabilidade, muitas vezes, a não participação na vida dos filhos, o alheiamento na vida familiar, o não aproveitar a companhia de amigos, enfim, deixar que os momentos se percam sem tê-los vivido plenamente.

    Você, amigo, sempre ensejando nossas reflexões à vista de suas pontuações sobre o caminhar do homem pela vida.

    Deixo-te carinhosos beijos no coração, envoltos em suaves pétalas de mimosas flores que colhi, agorinha mesmo, no caminho que percorri para aqui chegar.

    Que cheguem até você dias de muita paz, muitas alegrias e realizações.

     
  • At 4:24 PM, maio 17, 2006, Anonymous Márcia(clarinha) said…

    Mas essa insastifação é o motor que nos impulsiona a procurar novas perspectivas, que não nos deixa estagnar.
    O tempo está acelerado por isso a impaciencia.
    lindo dia querido,
    beijossssssssssssss

     
  • At 5:45 PM, maio 17, 2006, Anonymous Dra.Daniela Mann said…

    Amei esse texto!
    Muito bom!
    Beijos da Dani

     
  • At 6:16 PM, maio 17, 2006, Anonymous Jana said…

    Eu li uma vez uma frase, que não vou me recordar quem escreveu, dizia que estamos tão preocupados em procurar a felicidade e alcança-la que esqueçemos de usufruir da que já temos...

    Beijos

     
  • At 6:52 PM, maio 17, 2006, Blogger lusoblogger said…

    De fato, as coisas não serão sempre perfeitas como desejamos, mas a convivência com nossos erros nos ensinam a entender e a valorizar aquilo que é nosso, aquilo que conquistamos pelo que somos.

    tá aí!

     
  • At 7:59 PM, maio 17, 2006, Blogger greentea said…

    o importante é a nossa atitude emcada momento, o acreditarmos em nós próprios e o acreditarmos tb q seremos capazes de continuar a lutar hoje amanhã e sempre

     
  • At 8:55 PM, maio 17, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Isso mesmo, o homem é um eternoinsatisfeito. Se nao fosse assim nao haveriam as grandes descobertas de continentes, nem da ciencia, da literatura, das artes, etc. Todo esse se jogar nas coisas é a necessidade de preencher um buraco impossivel de ser preenchido, uma falta. Realiza e volta a falta e mais se busca. É assim. Se faz fusao de namorada com balada é o que menosimporta. Dificil é viver com calma sabendo da falta, do nada, do nao-haver.
    Um abraço da Cam- blogdacam.zip.net

     
  • At 10:05 AM, maio 18, 2006, Anonymous nadja said…

    PUTS MIGUXO..SABE QUE ESTOU COM 4.8 AINDA Ñ AMADURECI KKKKKKKK NEM QUERO!!!TÁ TÃO BOM ASSIM!!!!
    olhe que fofo!!!!!RECEBI E repasso para vc!!!!
    Olá,
    Vim deixar meu coraçãozinho pra você, mas
    saiu grandão assim....kkkkkkkkkkkk
    _______00000000000_______00000000000
    _____000000000000000__0000000000000000
    ___0000000000000000000000000___A____00000
    __00000000000000000000000000____M_____0000
    _00000000000000000000000000000___I_____0000
    -0000000000000000000000000000000000_G___0000
    -00000000000000000000000000000000000_O_00000
    -000000000000000000000000000000000000S000000
    _00000000000000000000000000000000000000000
    __000000000000000000000000000000000000000
    ____00000000000000000000000000000000000
    ______0000000000000000000000000000000
    _________00000000000000000000000000
    ____________000000000000000000000
    ______________0000000000000000
    _________________0000000000
    ___________________000000
    _____________________000

    Deve ser porque te dolooooo.
    Beijinhos um otimo dia !!!!aqui em Petropolis um dia magnifico ..mas um frioooooooooooo

     
  • At 11:10 AM, maio 18, 2006, Blogger Lâmina d'Água, Silêncio & Escriba said…

    Olá!!!

    Gosto muito do modo como escreves!!!

    Recebi a visita de tua amiga, a que dizes que é parecida comigo!!!
    Gostei dela!!!
    Deixei algo postado no Lâmina e se puderes, vá até lá para ler, mas vá com tempo, pois é longooooo!!!

    Beijinhos!!!
    Cris

     
  • At 11:44 AM, maio 18, 2006, Blogger luma said…

    Acho que a insatisfação que faz o homem procurar por novos horizontes. O que faz pra lá de Angola?? (rs*) Beijus

     
  • At 12:56 PM, maio 18, 2006, Blogger Paula said…

    Ai amigo, concordo com vc, porque será que somos assim né?? Eu antigamente também vivia reclamando das coisas, at´-e que um dia caí na realidade, pensei: Poxa, tenho um emprego que gosto, uma família maravilhosa, um namorado que me adora, e até ri das minhas palhaçacadas rsrs, o que eu quero mais??? Até que parei de reclamar e hj sei que vivo beeeemmm melhor :)
    Beijocas querido!!

     
  • At 2:31 PM, maio 18, 2006, Blogger Camiles said…

    "quando a vida inventou o desejo,
    o desejo num outro desejo se transformou,
    o desejo não pára, o desejo não cansa,
    é o moto contínuo que a vida inventou..."
    beijos

     
  • At 4:11 PM, maio 18, 2006, Blogger Lâmina d'Água, Silêncio & Escriba said…

    Pois...

    Já que tu me deu teu endereço, vou te anexar no msn... Topas??? Se aparecer aparecer algum endereço que possa parecer com a kinha cara, a te pedir que seja anexado, pense que poderei ser eu!!!

    Para me enviar coisinhas, faça-o para laminadagua@gmail.com

    Estou aguardando o texto que tu me prometeu!!!

    Beijinhos!!!
    Cris

     
  • At 5:03 PM, maio 18, 2006, Anonymous Simone said…

    Oi!!!!
    Tudo bem?
    Vi q vc passou no meu flog...e resolvi vir espiar aki....
    Mto legal o q vc escreve!!!!
    Deus te abençoe....

     
  • At 6:03 PM, maio 18, 2006, Anonymous Crys said…

    Vim deixar um beijo com gostinho de chuva paraense, e dizer que o Jardim tá com decoração nova... Agora deixa eu ir ler seu texto... to atualizando minhas visitas, desculpas as ausências... Outro beijo querido!

     
  • At 6:30 PM, maio 18, 2006, Anonymous Rose said…

    O homem de hoje está à procura da perfeição e não entende que jamis conseguirá atingi-la, por ser imperfeito e estar em constante crescimento intelectual e afetivo.
    Uma ótima noite!
    Grande Abraço!

     
  • At 7:06 PM, maio 18, 2006, Blogger Tita - Uma mulher, Um blog, algumas palavras said…

    Gostei muito deste texto. Muito pertinente.

    Um beijo

     
  • At 11:56 PM, maio 18, 2006, Blogger Rô sensualidade said…

    Passando pra te deixar um BEIJO e um ótimo FINDY !!!!!!

     
  • At 2:07 AM, maio 31, 2008, Blogger janice said…

    Olá, moço cujo nome não sei...
    Obrigada pela visita ao meu blog e pelo comentário postado.
    Concordo com você, quanto à impaciência emocional e, sobretudo sobre esta profunda insatisfação que mora dentro de nós, seres humanos.
    Acredito que o artista é movido a dor; a força motriz de nossas composições vêm de uma angústia existencial profunda...
    É o que me move quando canto, danço ou escrevo minhas poesias e poemas.
    Já você não, né?! Se diz uma pessoa feliz...
    Fico feliz em saber que conheço um poeta feliz!!!
    Parabéns pelo blog!!!
    Paz e luz prá vc!

     
  • At 2:02 PM, julho 10, 2010, Anonymous Julia said…

    Nossa, que texto perfeito.. parece que foi respostas para as dúvidas que venho tendo.
    A insatisfação constante, a saudade da vida de solteira, e o valor de ter alguém que gosta da gente..
    Isso é tudo muito complicado, não cabe mesmo a nós complicar mais ainda..
    Obrigada por postar esse texto, que não sei como acabei lendo!
    Grande beijo.

     
  • At 7:16 AM, outubro 09, 2011, Blogger Rolando said…

    Concordo plenamente contigo. Muitas vezes as pessoas esquecem-se de parar e apreciar as coisas simples que a vida nos coloca á frente dos olhos. Mas como estamos "cegos" vivendo rápida e furiosamente. Isso atenua e muito o vazio existencial.As pessoas deveriam sair deste circulo vicioso para poder levar a cabo uma muito precisa mudança.

     

Postar um comentário

<< Home